Ensino

Acadêmica estuda metodologias aplicadas na análise de cocaína e seus adulterantes

16/07/2019

15:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Nathália Colle de Souza, do curso de Química Bacharelado da UPF, realiza pesquisa sobre a identificação e a quantificação de cocaína e possíveis adulterantes

A cocaína tem sido amplamente utilizada como psicoestimulante do sistema nervoso central e utilizada por muitas pessoas na contemporaneidade. As metodologias aplicadas para detectar e mensurar a cocaína em amostras é de suma importância no que se refere a questões de saúde pública, pois a droga interfere na vida de muitas pessoas. Além dos malefícios que traz à saúde, ela também é responsável por aumentar a criminalidade e o tráfico ilícito na sociedade.

Pensando em estudar sobre o tema, a acadêmica do Programa de Iniciação Científica do curso de Química (B) da Universidade de Passo Fundo (UPF) Nathália Colle de Souza está realizando uma pesquisa, de cunho bibliográfico, acerca das metodologias aplicadas na análise de cocaína e seus adulterantes, para identificá-los e quantificá-los em amostras.

O estudo é desenvolvido sob a orientação da professora Me. Ana Paula Härter Vaniel. Um dos pontos de destaque sobre a pesquisa trata da possibilidade de identificação e correlação das possíveis origens da droga a partir de seu perfil químico, identificando e quantificando a substância em amostras, além de reconhecer os adulterantes que ela pode conter. O curso de Química é vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da UPF.