Ensino

Acadêmica da UPF identifica métodos para análise da presença de fármacos em amostras de cabelo humano

12/07/2019

18:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A utilização do cabelo para análises forenses e laboratoriais tem aumentado nos últimos anos devido à sua capacidade de retenção e armazenamento que pode fornecer ao toxicologista um histórico das substâncias consumidas pelo indivíduo em um período de meses ou anos anteriores.

A análise de cabelo pode ser aplicada em diversas áreas, é objetiva para o controle de doping, exames post mortem, em diagnósticos de doenças, na medicina do trabalho, entre outras. Porém, possíveis complicações podem interferir nessas análises, tais como tratamentos cosméticos, cor do cabelo e também contaminações externas. Por esse motivo, a acadêmica do curso de Bacharelado em Química da Universidade de Passo Fundo (UPF) Lucivania Andrade, sob orientação da professora Dra. Mara Regina Linck, está desenvolvendo a pesquisa que identifica as técnicas analíticas mais utilizadas na determinação de fármacos na matriz do cabelo humano. A pesquisa está sendo realizada no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) e faz parte do Programa de Iniciação Científica do curso.

As pesquisadoras ressaltam que, para que os resultados sejam confiáveis, são necessários procedimentos padronizados de coleta, extração e determinação para detectar e quantificar substâncias numa matriz tão complexa como é o cabelo. A aproximação da graduação com o mercado de trabalho também é um dos objetivos da pesquisa, salienta a orientadora, pois, ao deparar-se com as diversas possibilidades da atuação na química, o estudante tem acesso a informações relevantes quanto à sua futura profissão.