Ensino

Acadêmica da Engenharia Civil apresenta TCC na área de Hidráulica e Saneamento

07/01/2019

16:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF), Helena Bianchi Pancera, apresentou o trabalho “Avaliação comparativa entre softwares de análise de interferências de projetos em Bim”.  A acadêmica apresentou sua pesquisa no dia 5 de dezembro, durante a VIII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil, realizada nas dependências do Centro Tecnológico R2, Campus I UPF. 

Conforme Helena, a crescente busca por produtividade na construção civil mostra-se como um grande incentivo para a utilização de softwares que, ainda em fase de concepção, possam captar erros de compatibilização de projetos. “Nas últimas décadas, tem se desenvolvido muito a tecnologia e com base nisso têm sido criadas novas ferramentas para serem utilizadas na construção civil, dentre elas existem softwares que compatibilizam projetos. Com isso, conseguimos colocar modelos tridimensionais de projetos e fazer uma avaliação multidisciplinar, encontrando interferências na análise de softwares antes da construção em si, no caso da concepção conseguimos encontrar problemas e dessa forma otimizar recursos humanos, materiais e financeiros”, explicou. 

O trabalho de Helena foi orientado pelo professor Me. Vinícius Scortegagna. Segundo a acadêmica, o TCC comparou um projeto estrutural e um projeto de sistemas prediais, por meio de dois programas diferentes, encontrando os números de interferência que cada um deles apresentou para cada situação. “Avaliei os softwares e eles avaliaram os projetos e o que poderia ser feito para melhorar eles de forma a mostrar os benefícios e as limitações do uso dessa ferramenta dentro da construção civil”, disse.

A experiência proporcionada pelo estudo é destacada pela acadêmica, possibilitando novos horizontes e aprofundamento do conhecimento nessa área da engenharia. “Aprendi muito, utilizei seis softwares na minha pesquisa e inicialmente só conhecia dois, então além de toda a parte da pesquisa, tive a oportunidade de aprender muito na questão das ferramentas. Trabalhar com tecnologia é muito bom, porque isso é futuro, o uso dos softwares não é aplicado tanto no Brasil, apenas em construtoras grandes, mas a intenção é de crescimento, para que daqui uns anos”, disse a acadêmica destacando que o programa proporciona a otimização de recursos. “Logo essas ferramentas possibilitarão que os pequenos construtores possam ver seu projeto no formato tridimensional. Dessa forma, eles também poderão encontrar problemas antes da construção em si, o que é benéfico para todos, para os construtores, para o proprietário da obra e para o consumidor final também”, finalizou.