Geral

Abeu homenageia 25 anos da UPF Editora

03/09/2021

09:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

UPF Editora já publicou mais de 800 livros nestas mais de duas décadas de história

O trabalho de 25 anos dedicados à divulgação do conhecimento, sobretudo do saber científico, rendeu à UPF Editora homenagem da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), na forma de uma placa de honra. A condecoração ocorreu em junho de 2021, durante o 3º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e 33ª Reunião Anual da Abeu, em evento virtual que contou com a presença da coordenadora da UPF Editora, professora Dra. Janaína Rigo Santin. 

A honraria foi entregue à Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF) nesta quinta-feira, 2 de setembro. A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, e o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, receberam a placa, que ficará exposta no saguão da Reitoria da UPF. 

Um pouco da história
A UPF Editora foi oficialmente criada em 1995 na UPF, com a finalidade de atender ao propósito institucional de destacar a produção científica da comunidade acadêmica. Desde sua criação, a UPF Editora já publicou aproximadamente 800 livros, dentre os quais se destacam obras e coleções já consagradas em âmbito regional, nacional e internacional, muitas delas premiadas nas mais diversas instâncias.

Afiliada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), à Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e à Câmara Rio-Grandense do Livro, a UPF Editora é reconhecida a qualidade e relevância de suas publicações, garantida pelo dedicado trabalho do seu Conselho Editorial, cuja composição conta com professores mestres e doutores, representantes das diversas áreas do conhecimento.

Serviços
A UPF Editora presta serviços de editoração de livros, cartilhas, manuais, material didático, dentre outros (revisão de linguagem e metodologia, formatação, projeto gráfico, criação de capa, ISBN, DOI e ficha catalográfica). Os livros são produzidos em e-book, no formato PDF, que pode ser publicado gratuitamente no site da editora ou, caso seja de interesse do autor, são entregues os arquivos prontos, para envio à gráfica de sua escolha. Também é possível que a publicação se dê no formato e-pub, com o qual o leitor pode interagir e folhear páginas – normalmente, é acessado em e-readers, tablets, celulares ou outros dispositivos que usem aplicativos próprios para tal. 

Desde o ano de 2020, a UPF Editora passou a adotar o fluxo contínuo para recebimento dos originais, que iniciam o processo de editoração a qualquer tempo. O novo processo também possibilita que os livros ingressem na UPF Editora já revisados externamente, ficando com a equipe da editora apenas os serviços gráficos, de edição e de publicação. As normas para envio dos originais podem ser acessadas AQUI.

Além da edição de livros, a UPF Editora oferece serviços de revisão de linguagem e de metodologia para trabalhos acadêmicos da graduação e pós-graduação, com preços acessíveis. “Volta-se, a partir disso, para a qualificação dos trabalhos produzidos dentro dos cursos da Universidade, visto que percebemos que muitos acadêmicos pagam revisões externas que nem sempre são qualificadas, o que acaba por prejudicá-los na avaliação do seu trabalho. Pensando nisso, a UPF Editora decidiu também entrar nesse mercado, oferecendo aos estudantes uma revisão séria, com padrão de qualidade e com preços acessíveis”, pontua a coordenadora da UPF Editora, professora Dra. Janaína Rigo Santin.

As informações e solicitações devem ser feitas pelo e-mail editora@upf.br e telefone (54) 3316-8173. Saiba mais sobre a UPF Editora AQUI.

INSCREVA-SE