Ensino

Abertas as inscrições para a Especialização em Educação de Jovens e Adultos

17/12/2019

09:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Formação é oferecida na modalidade EaD. Inscritos até 7 de janeiro recebem 20% de desconto na matrícula

A Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) oferta a Especialização em Educação de Jovens e Adultos - EaD. O curso forma especialistas para a educação do público jovem e adulto, a partir da construção e da compreensão de conhecimentos que envolvem essa modalidade de ensino, na perspectiva da gestão democrática, como mediadores da aprendizagem, proporcionando-lhes subsídios necessários para a qualificação e o exercício profissional. Interessados que se inscreverem até 7 de janeiro pelo site www.upf.br/ensino têm 20% de desconto na matrícula.

Profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos nos espaços escolares ou não escolares e em empresas, instituições prisionais, ONGs ou movimentos sociais, graduados oriundos de qualquer área do conhecimento que tenham o propósito de atuar na educação e que desejam qualificar-se profissionalmente por meio de uma especialização e demais pessoas com interesse em desenvolver atividades com educação de jovens e adultos e qualificar-se profissionalmente são o público-alvo da formação. A especialização tem o objetivo de contribuir para a implementação democrática, participativa e socialmente responsável de programas e projetos educacionais, bem como identificar, na gestão democrática, ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, o monitoramento e a organização da EJA em suas diferentes formas de oferta, nos espaços escolares e não escolares.

O curso é coordenado pelas professoras Dra. Luciane Spanhol Bordignon e Me. Elisabeth Maria Foschiera. “A especialização é voltada para a formação docente, na perspectiva de pensar a educação de jovens e adultos. Por ser a distância, procura agregar vários profissionais da área de diversas localidades”, destaca Luciana, enfatizando que o curso conta com corpo docente qualificado, formado por professores da UPF e de outras instituições de ensino superior. 

A professora Elisabeth também comenta os diferenciais da especialização. “Apesar de não termos muitas políticas públicas referentes à educação de jovens e adultos, deve haver um comprometimento dos municípios e dos estados em tentar sanar esse passivo, que são adultos que não puderam estar nas escolas no tempo ‘normal’ e que necessitam desse atendimento. Nesse sentido, o curso oportuniza uma formação complementar aos professores para que eles possam compreender os processos de aprendizagem dos adultos. Além disso, estamos nos desafiando a oferecer um curso em EaD, o qual possibilita que o estudante organize seus estudos e atividades no tempo que ele quiser. Mas também serão oferecidos três momentos presenciais, que não são obrigatórios. Caso os participantes queiram conhecer os colegas, bem como a Instituição, haverá essa oportunidade”, disse a docente, contando que algumas ações a serem realizadas, como seminários, terão a participação de grupos de trabalho que atuam na educação de jovens e adultos, como possibilidade de compartilhar experiências e questões necessárias para a superação das dificuldades enfrentadas nessa modalidade de ensino.  

Inscrições com desconto na matrícula
Quem deseja ingressar na formação pode se inscrever até 6 de março no endereço eletrônico www.upf.br/ensino. Para aqueles que realizarem a inscrição até o dia 7 de janeiro, haverá desconto de 20% na matrícula. Já para os inscritos de 8 de janeiro a 6 de fevereiro, o desconto será de 10%. Os inscritos que integram o Programa Elos terão uma bolsa de 10%.

Informações
Mais detalhes sobre a Especialização em Educação de Jovens e Adultos podem ser obtidos pelo telefone (54) 3316-8295, pelo e-mail faedpos@upf.br e nesta página.