Ensino

A saúde humana e animal em debate no I Fórum com Ênfase em Zoonoses

17/10/2018

18:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Amanda Veseloski / Nexjor

Um debate sobre a saúde humana e animal está sendo realizado por meio do I Fórum de Saúde Pública com Ênfase em Zoonoses. O evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) e da Liga de Infectologia da Faculdade de Medicina (FM). A abertura do Fórum teve início na manhã desta quarta-feira, 17 de outubro, e a programação se estende até o turno da noite. O Fórum, que ocorre no auditório Biomédico, Campus II UPF, é voltado para acadêmicos e profissionais da área da saúde. 

A palestra de abertura abordou a temática “Raiva e saúde pública”, com o professor da UPF Me. Júlio Augusto de Souza Mota.  De acordo com o coordenador do evento, professor Me. Leonardo Porto Alves, é muito frequente a ocorrência de casos de Raiva, geralmente provocados por mordeduras e arranhaduras de animais. Por esse motivo, o evento apresentou informações de especialidades médicas humanas e também os encaminhamentos realizados pelos médicos-veterinários, com destaque para a situação desse problema no Brasil e no nosso estado.

Segundo Alves, grande parte das doenças infecciosas que se tem no mundo, cerca de 75%, é de doenças transmitidas pelos animais ou por alimentos de origem animal.  “Procuramos, no Fórum, associar diferentes áreas da saúde, porque sabemos que doenças animais – 75% das novas doenças ou das doenças reemergentes –, são ligadas à transmissão por animal ou por produtos de origem animal, ou até por contaminação”, disse.

Toxoplasmose
No período da tarde, o evento promoveu uma palestra com a temática “Toxoplasmose humana: aspectos clínicos e terapêuticos”, com o professor Dr. Gilberto da Luz Barbosa; e outra, com o tema “A importância da toxoplasmose na saúde pública – o papel da vigilância sanitária na investigação de surtos dessa zoonose no RS”, com a médica-veterinária Francine Cardoso. 

Após apresentação, ocorreu uma mesa-redonda com a moderação da professora Dra. Maria Isabel Botelho Vieira. “O tema toxoplasmose gerou muitos questionamentos, porque é um problema contemporâneo, com casos registrados no município de Santa Maria. Ainda não se tem uma definição do diagnóstico, se fala muito da água ou dos hortifrutigranjeiros, lembrando que muitas vezes falamos de produtos de origem animal, mas esquecemos que a contaminação pode ocorrer também pelas hortaliças, com o consumo de alimentos cruas”, destacou o professor Leonardo Alves. 

O Fórum segue com programação no turno da noite, com palestra sobre “ Tuberculose e outras microbacterioses: epidemiologia e diagnóstico”, com o professor Me. Vinicius Dal Maso; e com a palestra “A relação do controle da tuberculose com a promoção da saúde pública”, ministrada pela médica-veterinária Gisele Branco. Após, ocorre uma mesa-redonda, mediada pela professora Dra. Giseli Aparecida Ritterbush.