Pesquisa e Inovação

A pesquisa como ferramenta de transformação dos sujeitos

21/11/2019

14:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

III Mostra de Pesquisa em Educação traz como tema o obscurantismo na educação

Nascida com o objetivo de tornar o estudante o protagonista das ações realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), a Mostra de Pesquisa em Educação (Meduc) chega à sua terceira edição com a temática “Obscurantismo educacional: o papel da pesquisa na formação dos sujeitos”. A abertura, realizada na manhã desta quinta-feira (21), contou com a presença de mestrandos, doutorandos e professores do PPGEdu e de demais programas da UPF.

Para o coordenador do PPGEdu, professor Dr. Altair Fávero, desde a primeira edição, os organizadores consideram que o processo de formação dos pesquisadores está diretamente relacionado a como eles percebem o processo da pesquisa, e uma das formas de vivenciar, de forma mais efetiva, é organizar um evento científico e acadêmico. “Vivemos um momento bem conturbado em termos educacionais, com cortes de verbas e questionamentos sobre o papel das universidades, então, esse título geral tem como foco promover um espaço de debates. Sabemos que uma das formas de enfrentar esse obscurantismo é por meio da pesquisa, e nada melhor do que organizar um evento em que ideias serão debatidas, dialogadas e refletidas, num espaço democrático e acadêmico”, destacou.

Raísla Rodrigues é uma das doutorandas envolvidas na organização. Para ela, a Meduc é um evento cujo protagonismo é do mestrando e doutorando, por isso, organizar foi um momento de muito aprendizado. “Compreendemos os processos que envolvem a produção de um evento, estando em contato com os profissionais, professores e comunidade. Escolhemos o tema justamente por todo o cenário atual em que vivemos. Pensamos que seria necessário trazer algo que conversasse com o dia a dia e como estamos enfrentando as adversidades, abrindo espaço para debates”, frisou.

Debates para transformar e formar
Presente na abertura, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou que se sentiu motivada pelo clima do evento e pelo envolvimento das pessoas em promover um espaço de construção e reflexões. Para ela, a soma de esforços entre pesquisadores, instituições e pessoas é o caminho para superar o obscurantismo trazido pelo tema. “Essa é a grande riqueza de podermos trabalhar com qualidade em um cenário tão difícil como esse que se coloca no momento. Precisamos pensar a produção e a pesquisa, mas também precisamos, e muito, pensar a formação do sujeito comprometido, que olhe para as realidades e que traga, no centro, o compromisso com a vida e com a dignidade humana. Tenho certeza de que é desse sujeito crítico que estamos falando aqui. Por isso, parabenizo a equipe pela organização desse evento, dessa ambiência que agrega e que permite troca e afetação em cada um, permitindo a construção de um sujeito capaz de transformar a sua realidade”, ressaltou a reitora.

Para o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, ao se iniciar um evento com uma apresentação artística – como foi o caso do Grupo de Choro da UPF, que recepcionou a todos com a apresentação de três obras nacionais –, se abre um espaço para evoluir. “O que vemos aqui pode ser chamado de clareira de pensamento, que se abre não apenas com a pesquisa, mas com a cultura, com a arte. O obscurantismo se manifesta de várias formas e precisamos estar atentos, fortalecendo a formação humana em todos os aspectos. Além disso, fica muito evidente para nós a paixão e o carinho dos professores e estudantes pela UPF e pelo Programa. Esse é o espírito que queremos implementar em todos os espaços e, por isso, nos comprometemos, enquanto gestão, em olhar de maneira diferente para nossos programas de pós-graduação”, pontuou.

A diretora da Faculdade de Educação (Faed), professora Dra. Adriana Dickel, agradeceu pelo engajamento de todos na organização da Mostra e destacou que o desejo de todos é a troca e o crescimento coletivo. “Aqui, temos a oportunidade de viver o pensamento crítico, nos abrirmos para novas ideias e novas compreensões. Nosso desejo é que seja um evento que permita um diálogo entre pesquisas e construa novas formas de pensar”, disse.

Programação
Além das apresentações de trabalhos, a programação inclui outras atividades relacionadas ao tema, como conferências e mesas temáticas.  Em sua terceira edição, a Mostra recebeu 92 trabalhos, de mestrandos e doutorandos da UPF e de programas de pós-graduação stricto sensu de outras instituições do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mais de 150 estudantes da pós-graduação e egressos se inscreveram para a Meduc.

Serão realizadas mesas temáticas, sessões de apresentação de trabalhos e lançamento de livros. Grandes pesquisadores da educação estarão presentes, tais como o professor Dr. Jaime Giolo (UFFS), a professora Dra. Quênia Renee Strasburg (Unisinos) e todos os professores pesquisadores do PPGEdu/UPF. Também integrando a III Meduc, será realizada a conferência “Educação e democracia em tempos de obscurantismo”, com o professor Dr. Fernando Penna (UFF-RJ). A conferência será o principal momento do evento e ocorrerá no dia 21 de novembro, às 19h20min, no auditório da Feac. A entrada será gratuita e aberta a toda a comunidade. 

A programação completa está disponível no site www.upf.br/meduc/programacao.