Ensino

A ópera mais próxima da comunidade

17/06/2019

17:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Talita Trombetta/Nexjor

Promovido pelo curso de Música da UPF, primeira edição do Opera Studio ocorreu na sexta-feira, 14 de junho, com o objetivo de apresentar uma experiência inédita ao público passo-fundense

O curso de Música da Universidade de Passo Fundo (UPF) apresentou, na noite de sexta-feira, dia 14 de junho, o Opera Studio. Realizado pela primeira vez, o evento teve como objetivo apresentar a ópera para a comunidade passo-fundense. Para isso, a atividade contou com a apresentação de acadêmicos do curso de Bacharelado em Canto, juntamente com o Coro Vocalize, formado por estudantes de todos os níveis do curso de Música. A apresentação ocorreu no Teatro Municipal Mucio de Castro. 

De acordo com a coordenadora do evento, professora Me. Kauanny Klein Hippler, esse foi o primeiro Opera Studio promovido por instituição de ensino privada do estado. “Os poucos que existem no país são muito requisitados. Sou formada em Bacharelado em Canto e fui para vários estados brasileiros atrás dessa especialização, então, queria muito que os acadêmicos daqui tivessem essa experiência de uma forma mais acessível e o público também, que teve a experiência de assistir a uma ópera”, contou.

O evento foi montado sobre a perspectiva de dar uma sensação mais próxima possível da realidade da ópera. Com isso, além da música, o espetáculo foi composto por cenário e interpretação dos artistas. “É um laboratório para eles desenvolverem experiências, criarem personagens, aprimorando a parte cênica, além da parte vocal”, destacou. 

Para a realização do espetáculo, o evento contou com o apoio do Laboratório de Áudio e Vídeo (Lavau) do curso de Arquitetura e Urbanismo na composição do cenário e com o apoio do curso de Estética e Cosmética, por meio de uma estudante que orientou os artistas sobre a produção de maquiagem e cabelo.