Ensino

A arquitetura do Mercosul

12/09/2022

09:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Por meio do Programa Marca, parceria entre os países do Mercosul, a estudante Bárbara Ferreira está vivenciando novas experiências na área na Universidad Nacional de San Juan, Argentina

Gostar de viajar, ser uma pessoa aberta ao novo, estar disposto a viver uma experiência inesquecível. Essas três características são fundamentais para quem quer realizar um intercâmbio acadêmico. E foi com essa receita de sucesso que a estudante de Arquitetura e Urbanismo da UPF Bárbara Scariot Ferreira viajou para a Argentina no último mês, onde deve passar um semestre estudando na Universidad Nacional de San Juan. 

Bárbara desembarcou no país no dia 3 de agosto e, há pouco mais de um mês, vem vivendo seu sonho por meio do Programa Marca, um programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com universidades conveniadas de países pertencentes ou associados ao Mercosul, que busca promover a consolidação, a expansão e a internacionalização dos estudos acadêmicos, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de estudantes de graduação e da mobilidade internacional. 
Apesar de estar muito bem preparada para essa experiência, a estudante conta que o primeiro contato com o país a deixou um pouco assustada. “Como era um novo idioma, por mais que eu tenha estudado antes, sempre o novo assusta um pouco, mas conforme foram passando os dias, foi ficando mais tranquilo e fui me adaptando melhor”, lembra.

Hoje, ela comemora todo o aprendizado que vem adquirindo nesse último mês. “Tem sido uma experiência maravilhosa, porque além de estar inserida totalmente em um outro contexto cultural, ainda tenho contato com pessoas de outras regiões do mundo e isso também dá uma amplitude de visão de mundo muito maior do que eu poderia imaginar”, explica a acadêmica que compartilha seu intercâmbio com estudantes da Colômbia e do México, além dos argentinos, claro. 
Troca de culturas e conhecimentos

Localizada no município de San Juan, a Universidad é, de acordo com Bárbara, muito completa e com muitas atividades práticas. “É uma Universidade que leva muito a sério as disciplinas, tenho disciplinas muito diferentes do Brasil e todas as matérias são muito diferentes, tem muita amplitude e profundidade e está sendo muito bom”, pontua. 
Além disso, a estudante está tendo a oportunidade de aprender em uma região e clima completamente diferentes de Passo Fundo. “Vou sair desse intercâmbio muito mais rica de conhecimento, tanto pessoal quanto profissional na arquitetura, porque aqui é muito diferente a forma como eles lidam com a arquitetura, sendo que é também uma zona de abalos sísmicos muito grande, que fica perto do Chile, e é um clima mais desértico também, então também muda muito. Estou aprendendo muita coisa nesse último mês que eu estou aqui”, complementa. 

Para Bárbara, o intercâmbio está contribuindo muito para ampliar sua visão de mundo. “Está me fazendo pensar muito também na nossa própria cultura do Brasil, do Rio Grande do Sul, nas outras culturas também, e como é rica essa troca. Aqui estou inserida com muitos outros intercambistas e isso está sendo muito rico, porque a gente faz trabalhos juntos, então eu tenho a oportunidade de conhecer um pouco da Argentina, um pouco da cultura da Colômbia, como é a arquitetura e isso é muito bom, enriquece muito o conhecimento”, finaliza.