Ensino

7º UPF Adventure será no dia 18 de maio

07/05/2019

15:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade de disciplina do curso de Educação Física reunirá estudantes em uma corrida de aventura

A disciplina “Atividades físicas junto à natureza”, ligada ao curso de Educação Física (bacharelado) da Universidade de Passo Fundo (UPF), promove o 7º UPF Adventure. A ação, que acontece no dia 18 de maio, se caracteriza por ser uma corrida de aventura na qual participarão os acadêmicos.

A nova edição do UPF Adventure inicia às 8h30min, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Campus I. Para a sua realização, os alunos foram divididos em equipes mistas, compostas por até quatro integrantes. Cada grupo vai percorrer um trajeto determinado, mas não delimitado, pois os integrantes poderão fazer o seu próprio caminho por meio da interpretação de um mapa. Durante o percurso de aproximadamente 10 km e que percorrerá vários locais do Campus I, os acadêmicos passarão por inúmeras atividades, como trekking, orientação, circuito cross country, escalada, rapel e tirolesa. A previsão de término é às 11h30min, na Feff.

Conforme o idealizador e organizador da atividade, professor Me. Raphael Loureiro Borges, como forma de se preparar para a corrida, os estudantes tiveram algumas aulas teórico-práticas, tais como: orientação, primeiros socorros, acidentes com animais peçonhentos, escalada, saída de campo para realização de rapel, viagem para realização de acampamento, atividade de rafting, tirolesa e um passeio em um templo budista. Em sua sétima edição, o UPF Aventure terá uma inovação. “Os alunos utilizarão tanto um mapa impresso quanto um mapa virtual, que será disponibilizado no momento da corrida, para que naveguem com seus celulares. Através de um sistema elaborado pelos monitores, os acadêmicos serão monitorados ao vivo (on-line) por meio de um programa e dos postos de controle (PCs) espalhados pela Universidade”, conta o docente.

O 7º UPF Adventure ocorre mesmo em caso de chuva.