Cultura

5ª Congresso Internacional de Folclore encanta o público durante sua abertura oficial

26/05/2022

17:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Realizado no Teatro do Sesc, evento contou com apresentações dos nove casais congressistas

Muitas histórias reunidas com um único propósito: compartilhar a importância do folclore por todos os cantos do mundo. Na noite de terça-feira, 24 de maio, o público presente no teatro do Sesc de Passo Fundo pôde prestigiar a abertura oficial do 5º Congresso Internacional de Folclore, um evento que convida casais de diversos países para apresentar um pouco das danças, vestimentas e culturas da sua terra natal. 

Criado a partir da parceria entre UPF, por meio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Prefeitura de Passo Fundo e Sesc, o espetáculo já vem encantando o público desde o dia 21, quando os convidados estrangeiros foram oficialmente recepcionados no Brasil. Nos três primeiros dias de Congresso, mais de cinco mil pessoas já prestigiaram a comissão que visitou as cidades de Piratuba e Ipira em Santa Catarina. 

Maias é coordenador geral do Congresso

Nesta edição, nove casais participaram do Congresso, vindos do México, Peru, Argentina, Polônia, Panamá, Costa Rica e Colômbia. Além disso, um casal de Belo Horizonte - MG, representa o Brasil, assim como convidados do Rio Grande do Sul também apresentaram as danças típicas do nosso estado. Coordenador geral do evento, o professor Gustavo Maias aponta que "Passo Fundo já tem uma belíssima experiência de saber recepcionar visitantes, tanto para o Congresso quanto para o Festival Internacional do Folclore. Me alegra muito saber que estamos na nossa 5ª edição aprendendo e vivendo com tudo isso!".

Há 4 mil quilômetros de casa, a fundadora do grupo Panamá Folklore, Lis Maharani, está muito feliz de poder compartilhar seus aprendizados sobre algo que ela tanto ama. “Por meio do folclore e da cultura conheci 23 países durante festivais, congressos, debates, júris de competições e intercâmbios. Sou apaixonada por compartilhar minhas experiências, escrever, me expressar e me conectar com as pessoas pelas emoções, e, por isso, estou no Congresso em Passo Fundo”, conta. 

Prestigie o evento

O evento estende-se até domingo, 28 de maio. O encerramento será realizado no CTG Lalau Miranda, com jantar e apresentação dos dançarinos. Para adquirir o ingresso, o interessado deve entrar em contato com a secretaria da entidade pelo telefone (54) 9 8434-6568. Mais informações no perfil do Instagram do projeto, @congressofolclore2022.