Extensão

Encontro celebra os 30 anos do Projeto Charão

13/09/2021

16:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento on-line reuniu parceiros do Projeto da UPF e também foi constituído pelo lançamento do livro “Biologia da Conservação”

Desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) e pela Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA), o Projeto Charão completa, em 2021, 30 anos de atuação no estudo e na proteção do Papagaio-charão, bem como na pesquisa e conservação do Papagaio-de-peito-roxo. Como forma de comemorar essa marca, na última sexta-feira, 10 de setembro, foi realizado um evento on-line que reuniu a equipe e os parceiros do Projeto, os quais relataram a importância do trabalho realizado nas últimas três décadas. O encontro virtual ainda contou com o lançamento do livro “Biologia da Conservação – Programa Nacional para a Conservação do Papagaio-de-peito-roxo e outras iniciativas”.

Presente na solenidade, o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Dr. Rogerio da Silva, destacou que as atividades e ações do Projeto Charão ficarão marcadas para sempre. “É um privilégio e uma alegria estar com vocês, participando dos 30 anos do papagaio-charão e do lançamento de um livro, que é um momento extraordinário. Isso ficará para a história, para a vida. As pessoas irão pesquisar e saber o trabalho gigantesco liderado pelos professores Jaime Martinez e Nêmora Pauletti Prestes, que contou com a participação de outros professores e centenas de alunos”, disse.

A diretora do ICB, Dra. Marilene Rodrigues Portella, mencionou que participar do lançamento de um livro como o do Papagaio-de-peito-roxo sempre é algo que chama a atenção sobre o quão importante é materializar as vivências, os resultados dos estudos, além de apontamentos e reflexões teóricas sobre políticas públicas. “Esta obra materializa a concretude de 30 anos de trabalho. 30 anos dedicados ao Projeto Charão, parceria entre a AMA, o ICB e a UPF. São três décadas de atividades de pesquisa e educação ambiental voltadas à conservação da vida silvestre”, afirmou.

Durante o evento, o coordenador do Projeto Charão, Dr. Jaime Martinez, relembrou momentos e atividades importantes que foram desenvolvidas. Por sua vez, a professora Dra. Nêmora Pauletti Prestes apresentou o conteúdo do livro “Biologia da Conservação – Programa Nacional para a Conservação do Papagaio-de-peito-roxo e outras iniciativas”.

A presidente da AMA, Viviane Teles, comentou que a parceria entre a Ong e a UPF foi bem-sucedida nessas três décadas. Ela ainda abordou o legado que ficará a respeito das ações desenvolvidas. “Todos nós que trabalhamos com conservação sabemos das dificuldades que encontramos ao longo do caminho. Mas também é recompensador, profissional e pessoalmente, saber que estamos deixando um mundo melhor para as futuras gerações”, pontuou.

Assista AQUI o evento completo de 30 anos do Projeto Charão.