Universidade

11ª turma de Ciências Econômicas comemora jubileu de ouro

20/12/2021

16:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Economistas formados há 50 anos pela UPF se reuniram para comemorar a formatura do curso

No dia 18 de dezembro de 1971, 37 estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) comemoravam a formatura do curso de Ciências Econômicas. No sábado, 18 de dezembro de 2021, 50 anos após esse momento, novamente esses economistas retornaram à Universidade para celebrar seu jubileu de ouro.

A solenidade contou com a participação da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; da diretora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Dra. Cleide Fátima Moretto; dos professores da turma jubilada, Dárcio Vieira Marques e Jorge Buaes Sobrinho, além de demais membros da comunidade acadêmica e familiares dos formandos. 

O formando jubilado, Valdemar Bassani, relata que a turma se reuniu há 25 anos e que buscou promover novamente o encontro. "A Faculdade de Economia funcionava em frente ao Hospital São Vicente de Paulo, hoje é a sede da Faculdade de Medicina. Em 1996, fizemos uma janta em churrascaria para comemorar os 25 anos e agora estamos fazendo no mesmo dia da nossa formatura, os 50 anos de formados, então a emoção é grande”, comentou. 

A reitora da UPF saudou a todos na solenidade, destacando a alegria do momento. “ Em nome desses professores que construíram cada tijolinho da formação de vocês e daqueles que continuaram construindo, quero saudar cada um por essa caminhada de 50 anos. Fico emocionada com o abraço, o calor, a alegria de vocês em cada momento. É muito gratificante ver esse encontro, ver que vocês que construíam essa universidade, que pavimentaram a área da economia, sendo fundamentais para que essa região, onde a maioria se encontra, pudesse ser esse grande celeiro, destaque no nosso Rio Grande do Sul e no nosso Brasil”, disse Bernadete. 

Economistas comemoram 50 anos de formatura


50 anos de histórias
Mais do que comemorar 50 anos da formatura, os economistas relembram momentos marcantes de sua trajetória, fazendo da solenidade um momento de encontro, relembrando histórias e comemorando a vida. No discurso, o orador da turma Luiz Valdemar Albercht lembrou dos colegas que já faleceram e daqueles que por algum motivo não conseguiram participar do momento, agradecendo pelo conhecimento proporcionado pela Universidade. “Recebe reitora em nome da entidade mátria e da diretora da Feac de modo singular os agradecimentos da turma pela formação recebida, logrando votos que a Instituição prossiga na sede de qualificar pessoas, especialmente de formar caráter”, disse Albercht. 
 
A diretora da Feac salientou a importância dos formandos para o desenvolvimento da região e do país na área da economia. “Somos muito gratos de poder acolher a esses profissionais que escolheram uma carreira muito promissora no final da década de 1960 e que possuem e apresentam trajetórias de vida que são únicas e que nesse momento celebram o aspecto acadêmico, mas sobretudo a interação da vida. É um momento que marca nossa história como Faculdade e como curso de Ciências Econômicas”, finalizou.