Pesquisa e Inovação

1º Workshop Green Office UPF debate a sustentabilidade e ação climática

19/04/2022

13:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

Encontro apresentou projetos que visam realizar ações de pesquisa, ensino ou extensão sobre o assunto

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na manhã desta terça-feira, 19 de abril, o 1º Workshop Green Office UPF. No evento, realizado no auditório do prédio da pós-graduação em Agronomia, foram apresentados os projetos de sustentabilidade e ação climática selecionados a partir de edital da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, que tenham por objetivo desenvolver ações de pesquisa, ensino ou extensão sobre o tema.

Representantes dos projetos escolhidos

Os trabalhos são liderados por docentes ativos da Instituição e contam com a participação de acadêmicos e de stakeholders, que são pessoas da sociedade ou de alguma organização envolvida em algum projeto e que podem fazer a inserção das ações na comunidade local de maneira mais apropriada e mais sólida. Os quatro projetos aprovados foram “Mudanças climáticas 2050: a construção de cenários futuros por estudantes de Arquitetura e Urbanismo”; “Green Box – captando água da chuva”; “Relógio do corpo humano medicinal”; e “Educação ambiental e a sustentabilidade em feiras ecológicas no município de Passo Fundo/RS”.

Presente no encontro, a coordenadora do Centro Acadêmico de Sustentabilidade - Green Office UPF, professora Dra. Luciana Brandli, relatou que a equipe do Centro está feliz por receber os resultados do primeiro edital do Green Office, o qual contemplou projetos voltados a questões relacionadas à sustentabilidade e mudanças climáticas. “Hoje, esses projetos vêm prestar contas e mostrar o que foi feito, como eles impactaram e fizeram as mudanças propostas dentro de cada contexto de estudo”, comentou.

Um desses estudos é o “Mudanças climáticas 2050: a construção de cenários futuros por estudantes de Arquitetura e Urbanismo”, liderado pelo professor Dr. Marcos Frandoloso. Segundo ele, o projeto iniciou na disciplina de Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo e foi entendido como oportuno trabalhar com as temáticas das mudanças climáticas.

“Isso possibilitou que os estudantes pensassem sobre o que é o futuro da arquitetura e urbanismo, que engloba tudo sobre cidades, qualidade de vida e pessoas. A partir do que estávamos desenvolvendo em sala de aula e do edital do Green Office, vamos sintetizar e organizar todos esses trabalhos para fazer a publicação de um e-book, que também terá uma tiragem impressa para a divulgação em escolas e no setor da construção civil, com apoio de stakeholders”, contou o docente.

Mudanças climáticas: um dever de todos
A atividade ainda teve a participação do professor Tristan McCowan, que abordou o projeto “Climate-U Transformando universidades para um clima em mudança”. Em sua fala, o convidado destacou questões referentes à sustentabilidade e às mudanças climáticas, salientando a necessidade de valorizar iniciativas em pequena escala, pois são elas que farão as mudanças mais profundas na sociedade.

Sobre o assunto, a professora Luciana acredita que as mudanças climáticas são um desafio muito grande, enfrentado em qualquer lugar do Planeta. “Percebemos que as pequenas ações e as mudanças de comportamento irão fazer a grande mudança que a gente espera no futuro e também para atender esse aumento de temperatura previsto no máximo de 1,5 °C. Apostamos muito nas pequenas ações e na mudança de comportamento na educação. É preciso multiplicar estas ações para que as pessoas comecem a se dar conta do quanto seu posicionamento influência na população como um todo”, pontuou.

O projeto “Climate-U Transformando universidades para um clima em mudança” é internacional, financiado pelo Reino Unido, e, no Brasil, conta com a parceria da UPF.