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Curso de Iniciação à Universidade inicia módulos presenciais

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Silvia Brugnera

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na quinta-feira, dia 21 de março, o Módulo IV do Curso de Iniciação à Universidade. Promovido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), o curso já teve outros três módulos em formato EaD que abordaram, de forma geral, o funcionamento dos principais setores da Instituição. Já os módulos presenciais são dedicados às especificidades de cada Vice-Reitoria. A atividade ocorreu na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria. 

O módulo IV, o primeiro em formato presencial, iniciou com a recepção aos participantes pela Reitora, professora Bernardete Maria Dalmolin, que enfatizou a importância do Curso de Iniciação à Universidade para o começo da carreira docente na UPF. Ainda, neste módulo, foi apresentada a estrutura e o funcionamento da Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD), com ênfase aos serviços oferecidos pelo Setor de Atenção ao Estudante e pela Divisão de Ensino de Graduação.  De modo especial, teceu-se a reflexão acerca dos documentos institucionais que orientam a ação educativa, a gestão e a atuação docente, com ênfase ao PPI; PDI e PPC.

O vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, que acompanhou a atividade, ressaltou a importância da formação continuada para a qualificação da prática pedagógica, valorizando o professor e seu papel singular no processo educativo. Em sua manifestação, também comentou sobre as principais atividades da graduação em andamento, prospectando ações futuras, com destaque às discussões sobre currículo e identidade formativa da UPF.

O Curso de Iniciação à Universidade é promovido anualmente e visa esclarecer sobre o funcionamento da UPF e seus setores aos professores ingressantes ou que desejam entrar no quadro de carreira. “O curso permite uma melhor divulgação aos professores de tudo que a Universidade, seus professores e funcionários fazem para além das atividades de sala de aula, permitindo, assim, melhor visualização dos caminhos para a consolidação da carreira docente”, explicou a coordenadora do NAP, professora Me. Eliara Riasyk Porto.

O Núcleo de Apoio Pedagógico, em 2018, passou por reestruturações e tem trabalhado no desenvolvimento de ações estratégicas relacionadas à formação docente, além do oferecimento de cursos junto ao RH, como esse. O NAP, igualmente, tem estudado novas propostas do Curso de Gestão e de Ferramentas Tecnológicas para o Ensino, que vem ao encontro das demandas das Unidades Acadêmicas da UPF. Assim que a oferta de cursos novos forem sendo aprovados, os professores serão avisados por e-mail.  Igualmente, todas as informações relacionadas às possibilidades de formação continuada poderão ser verificadas no site.

O próximo módulo do Curso de Iniciação ocorre no dia 10 de abril, com a apresentação da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Mais detalhes sobre o curso no site.