Universidade

Muzar oferece exposições e oficinas para a comunidade

11/09/2018

17:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero e divulgação

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), oferece, ao longo de todo o ano, uma programação de exposições, oficinas e visitas abertas à comunidade. Atualmente, o Muzar conta com duas exposições: “Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural e ambiental” e “Oliver, o espetáculo continua”. 

A exposição “Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural e ambiental” contempla uma imersão no território da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e o estudo da interação humana com a paisagem. Por meio de maquetes, jogos, audiovisuais, acervo biológico e oficinas, os visitantes são instigados a refletir sobre as condições naturais e ambientais, envolvendo a água, a biodiversidade e o ambiente como um todo. 

A exposição complementa outras três exposições do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu Histórico Regional (MHR), elaboradas por intermédio do Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político, que ocorrem no Portal das Linguagens/Campus I da UPF. 

Além da exposição, o público também pode participar, por meio de agendamento, das oficinas oferecidas pelo Muzar. Com aproximadamente 30 minutos cada, as oficinas oferecidas – classificadas por temas e idades correspondentes – são: “Assoreamento? Quem é o culpado?” (livre); “Água: nascente, rio, lago, mar” (livre); “Comitê Estudantil da Água” (livre); “Como a água chega e sai das nossas casas?” (6º ao 8º ano); “A água transmite doenças? ” (5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio); “A água sustenta a gente, quem sustenta a água?” (5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio).

O projeto Rio Passo Fundo é desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR), do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e do Comitê Rio Passo Fundo, ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF, e patrocinado pelo Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018 da Caixa Econômica Federal.

Oliver, o espetáculo continua
Além da exposição sobre o Rio Passo Fundo, o público também pode visitar a exposição “Oliver, o espetáculo continua”. A exposição conta a vida do Leão Oliver, que nasceu no Uruguai e passou boa parte de sua vida em circo. Após ser abandonado e resgatado pelo Ibama, Oliver foi encaminhado para o zoológico da UPF, onde ficou durante sete anos. Após sua morte, em 2016, ele foi taxidermizado. A exposição faz uma provocação com o público sobre o cuidado com a natureza e a preservação dos animais. 

Visitação
O Muzar fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min; e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. A comunidade geral não precisa fazer agendamento, o qual é necessário somente para grupos e escolas ou para interessados em visitar o espaço no turno da noite. O agendamento deve ser feito pelo número (54) 3316-8316.