Extensão

Domingo Cultural: arte e integração no espaço Roseli Doleski Pretto

30/09/2019

15:26

Por: Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

Fotos: Thaiane Almeida

De 23 a 29 de setembro, ocorreu a 13ª Primavera de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Foi uma semana de intensa movimentação dentro e fora dos museus, contando com visitas técnicas nos acervos do Museu Histórico Regional (MHR) e do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), e ao Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (MUZAR), ligado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UPF).

A programação da Primavera contou com o evento “Domingo Cultural”, nesse domingo, promovido pelas instituições do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto: Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, MAVRS e MHR. Além dessas, também estavam presentes o Grupo da Foto, o Muzar e a professora da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC/UPF) Me. Fabiana Beltrami.

Nesse dia, os Museus, que não estão mais funcionando aos domingos, abriram as portas à comunidade. O Muzar trouxe a exposição “Bichos nojentos: eu, você ou eles?”, que aborda as características e a importância de vários grupos de animais para o nosso cotidiano. No MAVRS, “Da abertura, o espaço”, que fica até o dia 5 de outubro, e “Ruth Schneider: entre o simbólico e o real”. No MHR, a mostra vigente é “Tomas um chimarrão?”, que fica até dia 11 de outubro. O MAVRS promoveu uma visita técnica mediada pela museóloga Morgana Camargo.

No pátio dos museus, Fabiana Beltrami, integrante do Grupo da Foto, estava com uma exposição de câmeras fotográficas antigas, e explicou aos visitantes a relevância da fotografia e do olhar do fotógrafo. Ainda no espaço aberto, a equipe da Biblioteca Municipal Arno Viuniski caracterizou-se de personagens históricos da arte, como Van Gogh e Frida Kahlo, e de personagens do cinema, como Hermione Granger, Rainha de Copas e Charles Chaplin, para fazer a “Selfie-Obra-de-Arte” com o público. No setor educativo, Alisson Farias, acadêmico de Artes Visuais da UPF, ministrava a oficina de Desenho e Narrativa, na qual o objetivo era direcionar a arte de seus participantes para que esses conheçam e desenvolvam o seu traço e o seu estilo próprio.