Cultura

Associação de Amigos dos Museus retoma atividades em Passo Fundo

05/07/2017

10:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Mariana Messershmidt/Assessoria de Imprensa MAVRS e MHR

Fundada em 1999, a Associação de Amigos dos Museus de Artes Visuais Ruth Schneider e Histórico Regional (AAMAVRS-MHR) foi criada com o intuito de apoiar as atividades dos museus e angariar recursos financeiros para as instituições. Composta por apreciadores da arte e da história e por incentivadores da cultura na cidade, a Associação esteve com suas atividades desativadas nos últimos anos.

Na última quinta-feira, dia 29 de junho, foi realizada uma reunião que visou à retomada da Associação. Na ocasião, estiveram presentes membros da antiga diretoria e interessados em compor o grupo. Conduzido pela professora Mariane Loch Sbeghen, presidente do Conselho Curador dos Museus, o encontro teve o objetivo de retomar os trabalhos da AAMAVRS-MHR, e, para isso, foram dados encaminhamentos como o levantamento da situação fiscal da Associação. Em breve, será realizada uma nova reunião para que seja eleita a nova diretoria que conduzirá os trabalhos na próxima gestão.

MAVRS e MHR

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR) são vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF).

O MAVRS caracteriza-se pelo compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura, oportunizando a vivência, a aprendizagem e a apreciação das diversas linguagens artísticas, bem como seu conhecimento como patrimônio. A formação original do acervo teve início com um lote de aproximadamente duzentas doações feitas pela artista plástica passo-fundense Ruth Schneider – razão pela qual o Museu tem seu nome – e de doações de artistas e galeristas de Porto Alegre. Atualmente, o acervo do MAVRS é composto por cerca de 1.400 obras bidimensionais ou tridimensionais de diferentes técnicas, como: gravuras, pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, objetos e instalações de diversos artistas.

O MHR busca promover a interação da sociedade com o patrimônio cultural, com ênfase na sua história e memória, por meio da salvaguarda, pesquisa e comunicação dos bens culturais sob sua guarda. Busca, ainda, socializar conhecimentos, contribuindo na construção de saberes e na melhoria dos processos educacionais e culturais, com o fortalecimento da identidade local e regional. Seu acervo constitui-se de doações da comunidade, envolvendo múltiplas memórias correspondentes à cidade e à região, divididos por setores: documental/arquivístico, arqueológico, etnográfico e iconográfico.

O MHR e o MAVRS são integrantes do Sistema Estadual de Museus (SEM) na 3ª Região Museológica, do Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e está cadastrado no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).