1ºe 2º anos

Do lado de cá, do lado de lá: construindo pontes  
A prática leitora, voltada para alunos de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, apresenta a obra A ponte, de Eliandro Rocha. Contada por meio de formas geométricas, em cujas faces estão as ilustrações do livro, os alunos são sensibilizados para a dimensão estética de linhas, volume, forma e profundidade enquanto fazem a leitura das imagens.  Durante a contação da história, as formas vão sendo sobrepostas até resultarem na construção de uma ponte e no encontro de Nestor e José que ficam amigos e também formam uma ponte. A partir dessa narrativa, que trata de dois personagens que viviam separados por um rio e pela resistência inicial de um deles em não querer fazer amizade com o vizinho, os alunos são conduzidos a perceber o sentido e o significado da ponte em suas experiências com pessoas, coisas e acontecimentos em seu entorno.

A ideia da ponte se amplia na exibição do trecho do filme Ponte para Terabítia, que sublinha a importância das pontes para a formação de novos laços de amizades e para o conhecimento de mundo. Na sequência, os alunos são convidados a apreciar a exposição de uma réplica da ponte Tower Bridge, ou Ponte da Torre, situada em Londres e reproduzida por acadêmicos do Curso de Arquitetura, que também representa uma possibilidade de ligar ou unir pessoas separadas pelo rio Tâmisa.

Posteriormente, os alunos são desafiados a montar em grupos uma réplica da ponte construída durante a contação da história, utilizando pequenos blocos de madeira, em cujas faces também estão as ilustrações do livro, retomando o enredo da narrativa, estimulando a socialização e reforçando os laços de amizade entre os colegas.

A atividade finaliza com a apresentação de livros literários que dialogam com os assuntos tratados na história A ponte.