Notícias UPF

“Arte & Literatura aos sábados” apresenta histórias da cultura popular

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

O Centro de Referência de Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo (UPF), conhecido como Mundo da Leitura, convida para mais um Arte & Literatura aos sábados - “Cultura Popular”.  Nesta edição, que acontece sábado, 25 de agosto, das 15h às 17h, no espaço do Mundo da Leitura, Campus I da UPF, o Grupo de Contadores de Histórias do Mundo da Leitura apresentará fábulas e contos populares recontados ou recolhidos da oralidade, que resgatam a identidade de povos antigos, desde seus costumes, crenças, superstições até o modo de falar.

Essas histórias, consideradas a matriz das culturas humanas, trazem personagens espertos e criativos, que se safam de situações difíceis. Heróis malandros e astutos que pregam peças e nos fascinam com seu humor e sagacidade, por vezes, também se tornam vaidosos e cruéis. Sentimentos de vida e morte, compaixão e austeridade, esperteza e ingenuidade, orgulho e resignação estão presentes nas histórias: “O macaco perdeu a banana”, “O sapo com medo d´água”, de Luís da Câmara Cascudo, “O cágado e a festa no céu”, de Sílvio Romero, “A rã e o boi”, “O corvo e o pavão”, de Monteiro Lobato e “Dois cegos briguentos”, de Ricardo Azevedo.

Durante a atividade, os leitores serão convidados a apreciar uma exposição de xilogravuras do artista pernambucano J. Borges, e, após a contação de histórias, a participar de oficinas relacionadas à cultura popular.

Projeto Arte & Literatura aos sábados
O projeto Arte & Literatura aos sábados foi criado pelo Mundo da Leitura e tem como objetivo oferecer atividades relacionadas à arte e à literatura. As atividades são gratuitas e voltadas para o público de todas as idades.