Extensão

Segundas de conhecimento no MAVRS e no MHR

17/03/2020

14:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Thaiane Almeida

Estagiários e funcionários se reúnem em grupo de estudo para aprofundar saberes

Desde o início do ano, os museus Histórico Regional (MHR) e de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), vem aprofundando conhecimentos por meio de atividades de pesquisa e debate. Já foram realizados três encontros na chamada “Segunda do Conhecimento”, momento em que estagiários e funcionários se reúnem para falar sobre temas relacionados às suas funções e aos aspectos museológicos da instituição. 

O primeiro assunto levantado foi a mediação, que funciona como uma ponte entre o visitante e o objeto exposto, e que todos precisam estar por dentro. No segundo dia de estudos, antes da abertura da exposição dos cem anos do Instituto Educacional, as histórias de Passo Fundo e do Instituto Educacional foram os conteúdos escolhidos devido à sua pertinência e importância. 

No último encontro, foi a vez de falar sobre Ruth Schneider, uma das fundadoras do MAVRS. Estagiários, acompanhados da professora Me. Luciane Campana Tomasini, coordenadora do Setor Educativo do MAVRS e coordenadora do curso Artes Visuais (bacharel) da UPF, trouxeram aspectos do contexto histórico, social e artístico de Ruth, com abordagens referentes à sua biografia e à sua obra.