Cultura

Oficina de Arteterapia retorna atividades no MAVRS

20/03/2019

14:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Franciele Moraes/MAVRS

A oficina de Arteterapia desenvolvida pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) retomou suas atividades nesta semana. A ação, que promove atividades artísticas com materiais reutilizáveis para idosos, é vinculada ao Programa Comunidades Sustentáveis e ao Projur Mulher Cidadã, da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF). Os encontros ocorrem nas terças-feiras à tarde, no Setor Educativo do Museu. 

Segundo a orientadora da oficina e coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, professora Me. Mariane Loch Sbeghen, as integrantes do grupo têm autonomia para desenvolver as atividades. “Não é usado o formato tradicional, em que o professor manda e o aluno faz”, declara Mariane, destacando que as ações despertam o lado criativo das participantes, em que cada uma, com sua personalidade, traz sua criatividade e sensibilidade à tona.

O trabalho em grupo é destaque para a professora de biologia aposentada Delma Fontana, de 56 anos. Ela explica que, por mais que a atividade seja realizada individualmente, a cooperação entre as participantes é o que faz a diferença. “É o trabalho de todas. Cada uma coloca o máximo de si naquele momento”, analisa.  

Já a professora de artes aposentada Valderes Schneider Medina, de 71 anos, revela que um dos aspectos da arteterapia que lhe encanta é que cada uma do grupo tem sua história e vem de uma profissão ou instrução e que isso lhe estimula a continuar na arteterapia. Valderes também destaca a participação do Museu na oficina. “O Museu está aberto a esse grupo, a gente vai ver as exposições. É algo que me dá muita alegria, realização e satisfação”, afirma. 

Interessados em participar da oficina de Arteterapia podem entrar em contato com o MAVRS pelo telefone (54) 3316-8586 ou 3316-8587 ou pelo e-mail mavrs@upf.br. As vagas são limitadas. O MAVRS é vinculado à VREAC/UPF.