Extensão

Obras de Ruth Schneider voltam ao MAVRS

12/07/2019

17:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Morgana Camargo

Por dois anos, o prédio sede dos Museus Histórico Regional (MHR) e de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) de Passo Fundo, ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), esteve fechado para reformas na parte elétrica. As obras de arte que estavam no edifício foram transferidas para o Portal de Linguagens, no Campus I da UPF, e ficaram expostas para a comunidade ao longo de um ano e meio. Agora, com a proximidade da finalização da reforma, as obras estão sendo preparadas para voltar ao seu local de origem. 

As obras de arte atravessam gerações, contam histórias e promovem reflexões e discussões por meio de suas mensagens. Assim, com o intuito de preservá-las para o futuro, há a necessidade de cuidar de forma adequada do acervo que, nesse intervalo de tempo, ficou exposto a fatores ambientais que interferem em sua longevidade, como luz, umidade e temperatura. Para a sua conservação, a museóloga e os estagiários fazem o trabalho de identificar, higienizar e embalar cada obra, que irá para um local próprio de reserva ou de exposição.

Ao todo, foram cerca de 300 peças transferidas ao MAVRS, onde passarão por um processo de seleção para a reabertura do Museu, que já conta com a estrutura de iluminação nova e com a fiação elétrica substituída nas salas em que serão apresentadas. O acervo conta com obras de Ruth Schneider que chamam a atenção, como a caixa de tintas da pintora e um de seus últimos quadros pintados, que mostra a mudança de sua estética artística, de cores e traços fortes do Cassino da Maroca para uma natureza morta, no final de sua vida. A previsão é que os museus sejam reabertos no mês de agosto.