Extensão

Muzar investe na segurança de seu acervo e visitantes

29/11/2018

10:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) realizou, no dia 26 de novembro, a oficina “Segurança patrimonial: acervo museológico” com o responsável pelo Setor de Segurança da UPF, Paulo Nobre. A atividade aconteceu por meio do Setor de Recursos Humanos e contou com a participação das equipes do Muzar, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), Museu Histórico Regional (MHR) e Memorial da UPF.

O objetivo da oficina foi conhecer o funcionamento da segurança da Universidade e subsidiar a elaboração do Programa de Segurança do Muzar, meta do Projeto “Segurança e Informatização do Acervo do Muzar”, financiado pelo Pró Cultura RS FAC dos Museus, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por intermédio da Diretoria de Economia e Cultura e em parceria com o Sistema Estadual de Museus e o Colegiado Setorial de Museus. Por intermédio desse projeto, foi implantado o Sistema de Monitoramento por Câmeras, que auxiliará na segurança do patrimônio do museu, em especial de seu acervo, de 30 mil exemplares, e das pessoas que circulam no local.

O Programa de Segurança do Muzar é um importante instrumento de gestão, que orienta a segurança da edificação, do acervo e dos públicos internos e externos, e está sendo construído com a participação dos funcionários, estagiários e professores em interação com os Setores de Segurança, Segurança do Trabalho e Engenharia e Projetos da UPF.