Cultura

Museus por dentro dos museus

25/09/2019

16:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Dentro da programação da 13ª Primavera dos Museus, equipes conheceram mais sobre o trabalho e o acervo dos Museus vinculados à UPF

Integrar museus. Essa foi a proposta das atividades que as equipes do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), do Museu Histórico Regional (MHR) e do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), vinculados à Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolveram nessa segunda e quarta-feira, dias 23 e 25 de setembro. Dentro da programação da 13ª Primavera dos Museus, que ocorre em todo o país ao longo desta semana, cada um pode conhecer um pouco mais sobre o funcionamento e o acervo do outro, promovendo uma integração inédita.

Na segunda-feira, 23, as equipes do MAVRS e do MHR estiveram no Campus I da UPF para participar da atividade “Conhecendo os bastidores do Muzar”. Ao longo da tarde, os funcionários puderam aprenderam um pouco mais sobre as coleções e os procedimentos de conservação que o Muzar, que é vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Instituição, realiza com seu acervo. Já nesta quarta-feira, 25, foi a vez da equipe do Muzar visitar o MAVRS e o MHR. Na oportunidade, eles foram conduzidos por uma visita técnica aos acervos dos dois museus. Ambas as atividades fortalecem a integração dos museus e capacitam as equipes que passam a conhecer as experiências de museus de diferentes categorias.

Domingo cultural
Além dessa integração entre museus, a programação da Primavera dos Museus em Passo Fundo também inclui o Domingo Cultural, que ocorre no próximo domingo, dia 29 de setembro. A programação inicia às 14 horas, com oficinas, visitas técnicas e exposições dos três museus. A proposta é, além de fomentar o circuito de arte na cidade, proporcionar ao público explorar os aspectos do cotidiano museológico. Isso é, os bastidores dos museus.

Confira a programação completa:

- 14h - Oficina Desenho e Narrativa (ministrada pelo professor Alissom Farias)

- 14h - Exposições "Bichos nojentos: eu, você ou eles?" (Muzar), "Tomas um chimarrão?" (MHR) e "Da abertura, o espaço" (MAVRS)

- 15h - Visita técnica na reserva do MAVRS

- 16h - Trilhas da História, saída no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto

Primavera dos Museus
Com a temática “Museus por dentro, por dentro dos museus”, ocorre, de 23 a 29 de setembro, a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. Nesta edição, o IBRAM busca envolver ainda mais os públicos de todo o país na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. O objetivo é conhecer os processos de formação, organização, conservação e exposição dos museus para interação e conhecimento pelas comunidades.