Extensão

MAVRS promove oficinas lúdicas nas férias

21/01/2020

09:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Durante o mês de janeiro, grupos escolares buscam o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider para aprender de forma divertida e perspicaz

As noites da última semana foram movimentadas no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF). Cinco turmas da Escola de Atores Dia Indústria de Arte participaram do projeto “Outros Modos de Olhar a Paisagem”, que tem por objetivo ampliar a compreensão da exposição “Ainda Paisagem”, de Sando Ka.

Assim como o artista visual, os participantes também passaram por um processo de criação. Por meio de diversas peças de quebra-cabeça, os alunos tiveram a oportunidade de criar uma nova paisagem e de refletir sobre o tempo em que vivemos hoje. A oficina busca olhar de forma reflexiva para as imagens cultivadas na memória de cada um, observando-as com mais cuidado, repensando o modo como elas são vistas e encontrando diferentes possibilidades de encaixá-las. Segundo Ka, a atividade “trata-se de uma estratégia de reinvenção, como um verdadeiro quebra-cabeça da memória”.

Primeiramente, as turmas visitaram o projeto “Um Lugar no Museu”, com ênfase na exposição “Ainda Paisagem”. Em seguida, o conceito da obra foi retomado e a lógica seguida pelo artista foi observada. Depois, os participantes foram desafiados a usar a própria percepção como ferramenta para a construção de uma imagem diferente da inicial. De acordo com a mediadora da oficina e estagiária do MAVRS, Ana Julia Saqueti, esse gesto auxilia no rompimento da figuração e conduz os alunos a ter um novo olhar para o mundo em geral. 

Ainda, segundo ela, o fato de duas partes da arte se encontrarem – o teatro e as artes visuais – revelou a importância de fazer trocas nesse meio comunicativo que é a arte. “Eu senti que aprendi muito com as dúvidas e com as ideias que eles trouxeram. Os alunos conseguiram se colocar num lugar de desconstrução e de construção de imagem como um processo individual que foi sendo feito aos poucos”, destaca Ana Julia.

O MAVRS oferece a oficina “Outros Modos de Olhar a Paisagem” até fevereiro. A atividade é indicada para grupos escolares, crianças acima de seis anos e adolescentes da comunidade em geral. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (54) 3316-8586 ou pelo e-mail mavrs@upf.br.