Cultura

MAVRS integra projeto “Circuito Virtual de Arte Urbana”

07/04/2021

13:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação e Reprodução

Iniciativa apresenta um novo olhar sobre Passo Fundo à população

Com o intuito de democratizar o acesso à arte e a cultura para a comunidade passo-fundense, o projeto “Circuito Virtual de Arte Urbana”, contemplado na Lei Aldir Blanc, via Prefeitura de Passo Fundo, surge com a proposta de apresentar um novo olhar sobre o município, de forma a mostrar para a população as diversas possibilidades de se reconectar com o espaço urbano. Um local que faz parte desse espaço é o pátio externo do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF), que reúne várias obras, deixando o seu jardim ainda mais bonito. 

A iniciativa objetiva também valorizar os artistas de Passo Fundo ou que por aqui passaram e deixaram suas marcas, por meio de técnicas e intervenções diferentes, como esculturas, pinturas, mural cerâmico, grafiato, afresco, baixo relevo, grafite, vitrais, entre outras. Além do MAVRS, as obras estão espalhadas por espaços da cidade que fazem parte do trajeto diário de inúmeros passo-fundenses.

Segundo a proponente do projeto, Tania Aimi, a ideia surgiu pelo fato de que as pessoas, nos seus cotidianos, passam rápido pela cidade, estando cansadas, sem tempo de observar o que o município oferece e não apreciando a paisagem urbana. “Então, pensamos em algo que, nessa situação de distanciamento social, a comunidade pudesse, de alguma forma, se reconectar com a nossa cidade por meio da arte. Assim, foi criado este projeto de forma virtual”, comenta. 

A apresentação foi realizada no perfil do Facebook da proponente Tania Aimi, das colaboradoras Valquiria Ponciano, Jéssica Colet, Giuliana Aguines da Silva e Mariane Loch Sbeghen e dos demais integrantes da comunidade passo-fundense que contribuíram no desenvolvimento do projeto. O vídeo produzido com imagens do cenário urbano de Passo Fundo pode ser conferido AQUI.