Extensão

Matrioskas são tema de oficina de Arteterapia da UPF

22/06/2018

08:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Bonecas russas foram inspiração para trabalho realizado com grupo de mulheres que participam da oficina

A oficina de Arteterapia, desenvolvida pelo curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF), entrou no clima da Copa do Mundo, que ocorre na Rússia. No encontro do dia 18 de junho, o grupo de mulheres, que participa da oficina, foi inspirado a trabalhar com as tradicionais bonecas russas: as Matrioskas. As aulas são realizadas semanalmente no Espaço de Ação Educativa do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu Histórico Regional (MHR). 

As integrantes da oficina foram instigadas a desenhar e pintar as Matrioskas. “Inspirados no espírito da Copa, trabalhamos com as bonecas tradicionais da Rússia, sede da Copa. Foram utilizados papéis reutilizáveis, que acabariam no lixo. A nossa oficina tem esse viés sustentável, reciclando materiais e também aproveitamos para reciclar valores”, destacou a coordenadora do curso de Artes Visuais, professora Mariane Loch Sbeghen.

Conhecidas como realizadoras de sonhos, as bonecas russas também são símbolo de boa sorte para seus donos e para as pessoas que recebem elas como presente. “Essas bonecas são realizadoras de desejos. Então, essa foi uma forma de desejar boa sorte para o Brasil e também de trabalhar os sonhos de cada uma das integrantes da oficina. Cada uma das senhoras que participou trouxe características pessoais e desejos. Escolheram as cores e foram inspiradas a trabalhar coisas do bem. Foi uma oficina bem proveitosa”, destacou a professora Mariane.

A oficina
Oferecida há mais de 20 anos, a Oficina de Arterapia é vinculada ao Programa Comunidades Sustentáveis e ao Projur Mulher e Comunidade, da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), que incentiva iniciativas que visam à sustentabilidade, à preservação do meio ambiente e à importância das relações humanas. Semanalmente, o grupo de mulheres da terceira idade se reúne para participar de atividades, que são articuladas com recursos das artes visuais e também da música e de outros recursos dramáticos que integram a arteterapia.