Cultura

MAVRS homenageia artistas femininas em exposição

28/02/2019

17:07

Por: Texto: Franciele Moraes|MAVRS – Edição: Assessoria de Imprensa

Fotos: Franciele Moraes

A nova exposição do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) “Mulheres, academia & artes” é uma homenagem às artistas femininas do acervo do Museu. Montada no hall da Reitoria no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), a mostra tem como objetivo dar visibilidade às obras das artistas, que, além de sua produção plástica, tiveram uma formação universitária e associaram suas carreiras aos estudos e pesquisas em arte.

Até o dia 31 de março, o público poderá conferir técnicas de gravura, pintura, obra interativa, fotografia e serigrafia, e, junto delas, informações sobre a trajetória das artistas e a sua participação no sistema da arte. Entre essas artistas, estão Anna Letycia, Ester Basso, Helena Kaanna, Lia Menna Barreto, Maria Lídia dos Santos Magliani, Márcia Braga, Nina Moraes e Tereza Poester. 

Em ênfase, a mostra traz a participação de uma obra da professora e coordenadora do curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) Me. Mariane Loch Sbeghen. Ao longo do tempo, Mariane desenvolveu, dentro da Universidade, um espaço fundamental para arte, sendo uma referência importante por meio da docência, de exposições, eventos ligados à arte e projetos para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A curadoria da exposição é da professora e coordenadora do Setor Educativo do MAVRS, Luciane Campana Tomasini, com o apoio da FAC. As visitas à exposição poderão ser feitas das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, no hall da Reitoria da UPF. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mavrs@upf.br e pelo telefone (54) 3316-8586. O MAVRS é vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF.