Extensão

Imersão no MAVRS: projeto reúne residência artística, exposição e instalações colaborativas

08/10/2019

15:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Museu de Artes Visuais Ruth Schneider alinha-se aos rumos da arte ao receber o projeto "Um lugar no museu", do artista visual porto-alegrense Sandro Ka

O artista visual Sandro Ka chegou ao Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) no sábado (5) e, a partir de então, iniciou o processo de residência, que consiste na relação de suas próprias práticas no espaço museal. Com a participação dos acadêmicos do curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF), convidados pelo artista, Ka desenvolveu atividades de montagem de exposição e de instalações, como "A grande paisagem", construída a partir do empréstimo, pela comunidade, de fotografias e de desenhos, e "Coleção", exposição composta por obras produzidas entre 2007 e 2017, que fazem parte do acervo do artista. Nessa mostra, através de objetos comuns comprados em lojas populares, o artista une ícones da história da arte, conferindo-lhes status de obra de arte.

Além dessas, o espaço também conta com a instalação "Ainda paisagem", elaborada por meio de jogos de quebra-cabeça, que possibilitam recombinar imagens em arranjos diferentes, estabelecendo diálogos metalinguísticos nessa obra.

Já na noite de segunda-feira (7), os acadêmicos do curso de Artes Visuais da FAC tiveram uma aula fora das salas de aula do prédio D02, localizado no Campus I da UPF. A experiência de ocupar o MAVRS como espaço de aprendizagem e de troca já havia acontecido antes, no início do semestre, através de uma aula inaugural do curso com o artista Elias Maroso. Contudo, desta vez, a abordagem foi diferente: Ka falou aos estudantes sobre as suas vivências da residência artística e de seus processos criativos, compartilhando o modo como ele construiu essa exposição no espaço do Museu, em diálogo com a equipe e com o público que participou da atividade.

Com curadoria da professora do curso de Artes Visuais Me. Luciane Campana Tomasini, que também coordena o setor educativo do MAVRS, a nova exposição tem o propósito de desenvolver um processo de imersão artística e de profissionalização do campo junto a profissionais, alunos da área de artes da UPF, equipe do museu e comunidade em geral. 

O coquetel de abertura da exposição acontece nesta terça-feira (8), às 19h30min, no segundo andar do prédio dos Museus, na Avenida Brasil, 758, centro.

O MAVRS é ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF.