Extensão

Grupo de arteterapia faz releituras de monumentos de Passo Fundo

28/11/2018

14:37

Por: Texto: Franciele Moraes/MAVRS – Edição: Assessoria de Imprensa

Fotos: Franciele Moraes/MAVRS

O grupo de arteterapia do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), vem desenvolvendo um trabalho de construção de painéis inspirados em monumentos arquitetônicos de Passo Fundo. A atividade integra as ações do Programa Comunidades Sustentáveis e do Projur Mulher Cidadã. Os painéis são elaborados no Setor Educativo do Museu, nas terças-feiras à tarde. O objetivo da ação é reutilizar o material que iria para o lixo, dando a eles um novo significado.

Segundo a orientadora da oficina, professora e coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, Me. Mariane Loch Sbeghen, os monumentos escolhidos pelo grupo foram a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em frente à Praça Marechal Floriano, e a Ponte do Rio Passo Fundo. “As releituras estão sendo feitas a partir da técnica de mosaico, com a sobreposição de blisters em vários formatos e cores”, explicou. Para uma das integrantes do grupo, a professora aposentada Elena Oliveira, a Catedral representa a família. “Criei meus filhos nessa região, onde eles tiravam fotos no Natal”, aponta.

A atividade foi um convite da Secretaria do Meio Ambiente. Os painéis serão expostos para o público, a partir do dia 1º de dezembro, no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. 

Interessados em participar da oficina de arteterapia podem entrar em contato com o MAVRS pelo telefone (54) 3316-8586, pelo e-mail mavrs@upf.br ou pessoalmente, na Av. Brasil Oeste, 758, centro de Passo Fundo.