Cultura

Exposições do Museu Histórico Regional estão abertas para visitação

10/10/2018

17:32

Por: Franciele Moraes/MHR Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Franciele Moraes

A exposição “Visões do feminino: uma história sobre a saúde da mulher em Passo Fundo” do Museu Histórico Regional (MHR) está aberta à visitação até o mês de novembro. A mostra pretende abordar o crescente interesse da medicina e do ensino médico sobre ginecologia e obstetrícia durante o século XX, por meio de um cenário composto por objetos típicos de um consultório ginecológico. O MHR pertence à Prefeitura de Passo Fundo e é administrado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF (VREAC).

A mostra está relacionada à campanha Outubro Rosa, que surgiu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, estimam-se cerca de 60 mil casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

O público também pode visitar a exposição “História e patrimônio na cidade de Passo Fundo”, conhecendo patrimônios materiais e imateriais e percebendo como eles são capazes de representar as memórias e as identidades de diferentes grupos sociais. A mostra segue até o mês de novembro, de terça a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min, e aos sábados, das 13h30min às 17h30min, na Avenida Brasil Oeste, 758, Centro de Passo Fundo.

Já a exposição “Rio Passo Fundo patrimônio histórico-cultural, econômico e político”, patrocinado pelo Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018, versa sobre as relações entre os homens suas ocupações, ressignificações socioculturais, as construções indenitárias e o espaço físico da bacia hidrográfica do rio Passo Fundo ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. Dias e horários de visitação são de terça a sexta-feira, das 8h30min às 17h, sábados e domingos, das 14h às 17h, no Portal das Linguagens, ao lado do Centro de Eventos, Campus I da UPF.