Cultura

Exposição do MAVRS reúne obras da artista Clara Pechansky

12/03/2019

17:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

“Os enigmas de Clara Pechansky” é a nova exposição do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). A mostra, que tem curadoria da coordenadora do Museu Tania Aimi, tem como objetivo apresentar os trabalhos de uma artista mulher, cujas obras integram o acervo do MAVRS. As obras da artista estão expostas na Biblioteca Central, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), e podem ser visitadas até o dia 31 de março. 

São oito gravuras da artista selecionadas que trazem a presença da mulher, dos movimentos sociais e políticos do Brasil das décadas de 1980 a 1990. Entre os personagens da artista – operários, militares, quixotes, músicos, anjos –, Tania conta que escolheu a mulher como enfoque principal dessa proposta expositiva. “A mulher artista – Clara Pechansky –,  as mulheres no contexto de Clara e inseridas nos movimentos sociais, no cotidiano, a mulher oprimida, calada, representada através da ausência da boca, e seus enigmas”, explicou, lembrando que Clara é uma artista que trata do universo humano. 

Outro motivo, segundo Tania, que justifica a escolha de obras da artista é a publicação “Variações sobre o enigma”, publicação de 2000 que apresenta seus 40 anos de arte e na qual Clara convida escritores e artistas a uma reflexão sobre seu trabalho. “Como a mostra foi pensada para o espaço da Biblioteca Central, achamos muito oportuno trazer alguns fragmentos dessas críticas, análises e reflexões que esses escritores convidados fazem sobre as obras produzidas nesses 40 anos da artista”, destacou. Entre os convidados, estão Moacyr Scliar, Lya Luft, Cyro Martins, Luís Fernando Verissimo e Armindo Trevisan, além críticos de arte, e da artista Liana Timm que também faz a apresentação da publicação.

O MAVRS é vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF. 

Serviço: 
O que:
Exposição “Os enigmas de Clara Pechansky”
Onde: Biblioteca Central – UPF Campus I
Quando: de 8 a 31 de março
Entrada gratuita