Cultura

Biblioteca Central recebe a exposição “Glauco Pinto de Moraes: um artista na ditadura”

12/09/2018

17:09

Por: Franciele Moraes/MAVRS. Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Divulgação

A exposição “Glauco Pinto de Moraes: um artista na ditadura”, promovida pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), está aberta para visitação, na Biblioteca Central, no Campus I da UPF. As obras do artista Glauco de Moraes foram produzidas durante o regime ditatorial e tinham o objetivo de ser um instrumento para contestar e mudar as condições políticas do país.
 
Durante o período da ditadura militar, Glauco Pinto de Moraes participou de ações políticas e sociais. Suas obras datam de 1969 a 1985 e retratam figuras humanas expressivas, sendo assinadas pelos heterônimos de Glauco: Egon Walter e Antonio Magalhães.  As produções do artista contestavam a situação política do país, indo de encontro com as tendências antiarte dos anos 1960, contribuindo, desse modo, para a liberdade de criar e de pensar. Segundo Glauco,  “a arte é necessária porque é subversiva e rompe com o tradicional. Por isso, arte e ditadura não convivem bem”. 

Glauco Pinto de Moraes foi pintor, desenhista, gravador e advogado. Nasceu em 1928, em Passo Fundo/RS, e faleceu em 1990 em São Paulo/SP. Suas obras tinham como tema central  composições relacionadas a locomotivas e engrenagens. O artista recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, integrou o Conselho de Arte e Cultura da Bienal Internacional de São Paulo e foi um dos fundadores da Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo.

A exposição está aberta para o público no hall de entrada do auditório da Biblioteca Central, no Campus I da UPF, de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 22h45min e aos sábados, das 8h às 13h. A entrada é gratuita.