Extensão

13ª Primavera dos Museus: “Museus por dentro, por dentro dos museus”

19/09/2019

17:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF e divulgação

Neste ano, além do MAVRS e do MHR, o Muzar também participa da programação

Com a temática “Museus por dentro, por dentro dos museus” ocorre, de 23 a 29 de setembro, a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. Nesta edição, o IBRAM busca envolver ainda mais os públicos de todo o país na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. O objetivo é conhecer os processos de formação, organização, conservação e exposição dos museus para interação e conhecimento pelas comunidades.

Neste ano, o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), participam com atividades que proporcionam aos visitantes explorar os aspectos do cotidiano museológico. Isso é, os bastidores dos museus.

Desse modo, o público poderá conhecer o funcionamento interno dos museus por meio de visitas às suas reservas técnicas e de um diálogo com a museóloga Morgana Camargo, promovido pelo Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) em parceria com os museus. Também está prevista uma programação cultural especial para o domingo, dia 29 de setembro. 

Integração entre os museus 
Além do MAVRS e do MHR, o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), ligado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPF, também fará parte da programação por meio de atividades integradas entre todos os museus. 

No dia 23 de setembro, às 14 horas, o Muzar recebe a equipe de trabalhadores dos museus Histórico e de Artes Visuais para a atividade “conhecendo os bastidores do Muzar”, na qual conhecerão as coleções e os procedimentos de conservação que o Muzar realiza com seu acervo. 

Já no dia 25 de setembro, a equipe do Muzar poderá conhecer os bastidores MHR e do MAVRS. Ambas as atividades fortalecem a integração dos museus e capacitam as equipes conhecendo as experiências de museus de diferentes categorias.

Ainda dentro da programação da Primavera dos Museus, no domingo, dia 29 de setembro, das 14h às 17h, o Muzar participará do evento “Domingo cultural”, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, levando para o espaço do museu a exposição “Bichos nojentos: eu, você ou eles?”.