Universidade

Fórum dos Prefeitos exalta o protagonismo regional da UPF

31/03/2017

12:10

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Gelsoli Casagrande

Encontro realizado na noite de quinta-feira, 30 de março, reuniu prefeitos de toda a região e proporcionou um espaço de interação entre a Universidade e as administrações municipais

Muitas das administrações municipais da região iniciaram o ano de 2017 com uma nova gestão, e, entre os principais desafios por elas assumidos, estão o planejamento estratégico das ações de desenvolvimento social e tecnológico, a permanente busca por melhor infraestrutura viária, além da necessidade de acompanhar o ritmo da economia e, sobretudo, contribuir no processo evolutivo dos setores. A fim de colaborar com o êxito das políticas públicas municipais e regionais, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou, na noite dessa quinta-feira, 30 de março, o Fórum dos Prefeitos do Norte Gaúcho, que proporcionou um espaço de interação entre a Universidade e as administrações municipais.

Na oportunidade, o reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, versou sobre “A interação da UPF com o desenvolvimento regional: polos tecnológicos”. Segundo ele, em mais uma edição do encontro da UPF com prefeitos, é apresentado o que a Universidade faz e de que forma pode interagir com os municípios da sua região de abrangência. “A UPF sempre esteve à frente do desenvolvimento regional, sendo protagonista de iniciativas que visam ao crescimento das cidades”, reiterou, considerando que, após o encontro, muitas iniciativas de parcerias de trabalho irão surgir. “É indiscutível a riqueza do potencial da Universidade para os projetos que os prefeitos pretendem implementar e que podem contribuir muito para o desenvolvimento”, pontuou.

Em sua fala, além de destacar os números e a expressividade regional da UPF, o reitor explanou sobre os pilares que formam a Universidade – ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica – e a tornam referência em educação superior no estado e na região Sul do Brasil. O professor José Carlos Carles de Souza também ressaltou os polos tecnológicos e a representatividade do UPF Parque como instrumentos de desenvolvimento científico e tecnológico. “AUPF é a Universidade da nossa comunidade, aproximando-se cada vez mais dos gestores dos mais de 100 municípios da nossa região”, concluiu.

Estiveram presentes na solenidade a presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professora Maristela Capacchi; o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Leonardo José Gil Barcellos; a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Maria Dalmolin; o vice-reitor Administrativo, professor Agenor Dias de Meira Júnior; diretores de campi, de unidades acadêmicas, da UPF Idiomas e do Centro de Ensino Médio Integrado UPF.

Linhas de financiamento

O Fórum dos Prefeitos do Norte Gaúcho também contou com a participação do diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Luiz Noronha, que abordou as “Linhas de financiamento para auxiliar no desenvolvimento dos municípios”. De acordo com Noronha, o banco oferece linhas públicas e privadas. “Temos o BRDE Municípios, que está com nova roupagem”, comentou, apresentando, de forma inédita, as novas ideias do programa disponibilizado aos prefeitos. “Esta é uma região muito forte. Temos escritório aqui por ser uma das regiões mais importantes, mais prósperas e produtivas”, finalizou.

Logistech

O Fórum dos Prefeitos do Norte Gaúcho precedeu a realização do III Congresso de Infraestrutura, Transporte e Logística do Norte do RS (III Logistech), que acontece nesta sexta-feira, 31 de março, no Centro de Eventos da UPF.