Vestibular

Vestibular de Verão UPF: inscrições para a prova presencial encerram dia 9

08/11/2021

15:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

O Vestibular de Verão da UPF oferece três possibilidades para seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial ou ainda a nota da redação do Enem de 2010 a 2020. Nesta terça-feira, dia 9, encerra o prazo para inscrições na modalidade presencial. Para quem ainda deseja se inscrever, basta acessar o site www.upf.br/ingresso. No total, são ofertados 50 cursos em diferentes áreas do conhecimento entre o Campus I e a estrutura multicampi, que compreende os municípios de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Para o Vestibular de Medicina, que conta com edital próprio, a forma de seleção será por prova presencial ou pela média do Enem 2019 ou 2020. A prova, para todos que optarem pela seleção presencial, ocorre no sábado, dia 13 de novembro.

Curso de Medicina

A inscrição deve ser feita pelo site www.upf.br/ingresso até esta terça-feira (9), mediante o pagamento da taxa de R$ 200,00. Para a prova presencial, serão destinadas 25 vagas do total de 45 disponíveis para o curso. A prova ocorre no sábado (13), das 14h às 19h, no Campus I (Passo Fundo) e é composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação.

Para quem optar pela média do Enem, serão destinadas 20 vagas do total de 45 disponíveis para o curso. Os candidatos poderão aproveitar o resultado obtido em um dos últimos dois anos (2019 ou 2020).

Para todos os demais cursos

A inscrição deve ser feita pelo site www.upf.br/ingresso, mediante o pagamento da taxa de R$ 30,00. Há três formas de seleção. A prova presencial ocorre no sábado (13), das 14h às 16h, no Campus I (Passo Fundo) e nos demais campi. 

A prova de redação on-line será realizada pelo site www.upf.br/ingresso a qualquer tempo até o final do período de inscrições para esta modalidade, que é 11 de fevereiro de 2022. Já a nota de redação do Enem pode ser utilizada no período de 2010 a 2020. Para esta modalidade, as inscrições também devem ser feitas até 11/02.

Acesse www.upf.br/ingresso e saiba os cursos oferecidos neste Vestibular de Verão.

Benefícios financeiros

Como opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos. Entre as opções estão o Prouni, com bolsas de 50% a 100%; Bolsa FUPF, com gratuidade de 50% em determinados cursos; Desconto Diplomados, com desconto de 25% no valor das mensalidades para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF, ou, 10% de desconto para alunos graduados em outra instituição de ensino superior; Desconto Família de 10% no valor das mensalidades para alunos do mesmo grupo familiar; e o Convênio Empresa/Associação, uma parceria com empresas para conceder benefício sobre o valor das mensalidades. A novidade é a Bolsa de Desempenho Premiado, que oferta 50 bolsas com descontos entre 5% a 15%, conforme desempenho no Enem.

Há também os programas de crédito como o Pravaler, que possibilita o parcelamento das mensalidades em um número maior de vezes, respeitando a capacidade de pagamento dos acadêmicos ao longo do financiamento, podendo-se financiar até 100% das mensalidades; e o Crédito Universitário Banrisul, que pode financiar até 100% das mensalidades, proporcionando o pagamento do curso no dobro do tempo; e o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF. 

Além disso, há o Programa Recomeçar Plus, que oferece ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído, com desconto de 50% nas mensalidades ao candidato.

Mais informações podem ser encontradas no site www.upf.br/ingresso, em Bolsas e Financiamentos. Os benefícios financeiros para o curso de Medicina também são regidos por edital próprio, e devem ser consultados neste mesmo endereço eletrônico.

Cursos Híbridos UPF

Atenta às demandas do mercado de trabalho e às mudanças na sociedade, a UPF está com inscrições abertas para a sua mais nova modalidade de ensino: a Graduação Híbrida. No processo seletivo, são oferecidos os cursos de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Gestão Pública (CST), Geografia, Pedagogia e Serviço Social. Para o ingresso, será possível fazer a prova on-line ou utilizar a nota do Enem.

As aulas iniciam em 15 de fevereiro. Outros detalhes podem ser obtidos em upf.br/ingresso/cursos-hibridos.