Geral

UPF integra comitê municipal de ações sobre o Setembro Amarelo

05/09/2018

16:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF) faz parte de uma grande articulação institucional que preparou uma série de ações relacionadas ao Setembro Amarelo, mês dedicado a debater o tema do suicídio. Em Passo Fundo, um comitê foi montado para pensar essas ações.  Promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a UPF, o Hospital da Cidade, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, a IMED, a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), a Associação Psiquiátrica do Planalto Gaúcho (APPG), o Núcleo de Apoio à Vida de Passo Fundo (Navipaf) e a Coordenadoria da Juventude, a campanha vem sendo realizada desde o ano passado. 

Entre as ações, estão palestras, blitz educativa, debates, videoconferências, mesas redondas e estudos de caso. Na UPF, a programação será no dia 12 de setembro, com uma roda de conversa com o tema “Suicídio.com – autoextermínio na era da internet”. Participarão da conversa a professora Dra. Ciomara Benincá, a professora Dra. Bibiana de Paula Friderichs e a mestranda em Psicologia Maria Eugênia Benincá. A atividade inicia a partir das 19h20min, no auditório da Faculdade de Direito, Campus I, e tem entrada gratuita.  

Campanha Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo a prevenção ao suicídio. A iniciativa foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Por meio dessas ações, busca-se conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.

Confira aqui a programação do Setembro Amarelo