Geral

“Relatos da experiência docente” é tema de Aula Aberta no Campus UPF Lagoa Vermelha

12/09/2018

17:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O oitavo nível do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Lagoa Vermelha, promoveu, no dia 11 de setembro, uma Aula Aberta com “Relatos da experiência docente”. A atividade também contou com a organização da professora do curso, Me. Rosangela Hanel; da coordenadora adjunta do curso, professora Me. Luisa Cadorim Facenda; e das alunas do quarto nível. O objetivo do evento foi promover uma reflexão sobre a constituição da identidade dos professores, aprimorando os saberes referentes à docência e integrando conhecimentos e experiências.

O tema foi abordado pelas professoras Lemária Ferreira Bueno e Denise Adriana Girardi Teles, ambas da rede municipal de Lagoa Vermelha, que debateram com as alunas a trajetória de formação, os desafios, as potencialidades da profissão docente, a importância da formação continuada dos professores e os sentidos que atribuímos ao trabalho docente.   

O assunto foi escolhido a partir da disciplina de Tópicos da Profissão Docente, que busca compreender as complexas dimensões que envolvem o “ser” docente, com a finalidade de refletir questões acerca dos avanços, dos desafios e das possibilidades da profissão docente. A atividade teve como objetivo principal possibilitar uma formação mais sólida baseada em situações de relevância para o futuro pedagogo. 

Conforme a organização do evento, a Aula Aberta foi muito produtiva, desencadeando uma reflexão bastante significativa entre as alunas do curso de Pedagogia e os professores presentes.