Ensino

Qualidade formativa da UPF é destaque nas ciências da vida

17/09/2021

13:16

Por: Carol Simor - Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Times Higher Education destaca atuação dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Educação Física

O Times Higher Education (THE) novamente reconhece a Universidade de Passo Fundo (UPF) como uma das melhores do mundo, dessa vez com destaque na área das ciências da vida. A nova publicação ressalta a atuação dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Educação Física. Nesta área, apenas seis instituições gaúchas e 49 no Brasil estão ranqueadas.

O ranking destaca, entre outros aspectos, o desempenho da Universidade no ensino, na pesquisa e na relevância internacional de suas publicações. Segundo a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ao longo dos mais de 50 anos de existência, a UPF tem contribuído ativamente para o desenvolvimento e a transformação da região por meio da educação. 

Para ela, cada reconhecimento em rankings que avaliam a qualidade do ensino é ferramenta de motivação para que o trabalho prossiga com afinco. “A comunidade acadêmica está de parabéns novamente. Ingressarmos no ranking mundial das Universidades do THE e agora estarmos entre as melhores na área das ciências da vida, reforça ainda mais a qualidade do que fazemos, seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou na inovação. No todo ou em áreas específicas, nosso compromisso está com a formação sólida, voltada para buscar soluções às necessidades atuais,  impactando positivamente a vida das pessoas”, frisou.

A mesma publicação, uma das mais importantes do mundo, também havia reconhecido a Instituição entre as melhores da América Latina e do Caribe por duas vezes consecutivas.

Times Higher Education
O ranking geral do Times Higher Education classifica, ao todo, 1662 instituições de todo o mundo. Neste ano, apenas a UPF e outras oito instituições brasileiras estrearam no ranking que contempla apenas universidades. No total, 59 universidades brasileiras foram listadas no ranking 2022 sendo mais de 70% delas universidades federais e a UPF ocupa uma posição de destaque entre as universidades comunitárias do RS. 

Nesse mesmo ranking estão instituições como as universidades de Oxford, Harvard e Cambridge. A avaliação leva em consideração 13 indicadores de desempenho, analisando as instituições nos aspectos fundamentais: qualidade de ensino, relevância da pesquisa, projeção internacional e troca de conhecimento com outras instituições no Brasil e no mundo.

A melhor Universidade na opinião dos estudantes

A escolha pela UPF é cheia de histórias. Da estrutura à beleza do Campus, os acadêmicos ressaltam como é estudar em uma das melhores universidades do mundo.

Henrique Marafon Jungbeck – Ciências Biológicas
“A UPF sempre foi um lugar de muito acolhimento. Desde pequeno a gente vinha no Campus com a família. O curso é muito dinâmico, desde os professores até a infraestrutura. O verde é um diferencial daqui, a gente se sente muito em casa, mesmo quando você está cansado, a gente vem e consegue aproveitar esse verde. O curso é incrível e mesmo durante a pandemia os professores têm sido muito acolhedores com a gente e tem sido muito boa essa experiência”

Milena Bertuol – Medicina Veterinária
“Eu escolhi a Medicina Veterinária da UPF por ser a única no interior do Estado com Hospital 24 horas, com uma estrutura completa; pelo quadro de professores e pela estrutura do Campus como um todo. Ter a oportunidade de fazer várias coisas, participar de grupos de estudo, de projetos de extensão. Eu comecei a fazer estágio já no segundo semestre, então comecei a participar da rotina da profissão”

Gustavo Lopes – Educação Física
“Eu já era da área, então escolhi a UPF para fazer Educação Física e aprofundar meus conhecimentos. Nós temos acesso a tudo que precisamos para nossa formação”

Thomas Trentin - Agronomia
“Eu escolhi a UPF justamente pela qualidade do ensino e reconhecimento no curso de Agronomia. Desde o início da faculdade eu já conheci o pessoal dos laboratórios e consegui perceber essa qualidade não somente no ensino, mas também na pesquisa, que é um grande aliado do ensino-aprendizagem no curso de Agronomia”