Ensino

Projeto Aluno Apoiador encerra semestre com mais de 500 atendimentos

05/07/2018

15:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo (VRGRAD/UPF), por meio do Setor de Atenção ao Estudante (Saes), promoveu na tarde de quarta-feira, 4 de julho, no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), o encerramento das atividades do semestre do Projeto Aluno Apoiador. 

No encontro, foram apresentados os resultados das atividades do semestre pelos alunos apoiadores, professores apoiadores e alunos apoiados pelo projeto. “Tivemos 593 atendimentos neste semestre. Nosso objetivo é auxiliar os alunos por meio de atividades de interação, compartilhando os conhecimentos e dificuldades, visando à construção de uma rede de apoio”, disse a coordenadora do Saes, professora Silvana Terezinha Baumkarten. 

O projeto Aluno apoiador propõe a atuação de alunos no apoio a estudantes com dificuldades de aprendizagem ou que possuam deficiências. O aluno apoiador participa, assim, do Programa de Aulas de Apoio, realizando atividades de apoio para pequenos grupos, auxiliando em dúvidas, fazendo exercícios com os alunos e propondo grupos de estudo, estimulando a ajuda entre os colegas. “É uma experiência muito boa participar do projeto, porque quando você precisa de ajuda, eles estão sempre dispostos a ajudar, dando suporte para se sentir acolhido, sanando dúvidas. Mas a partir do momento que me tornei apoiadora, pude ver o quanto cresci e que as dúvidas que os alunos trazem eram as que eu tinha também. Então, pude ver o quanto evoluí”, afirmou a aluna apoiadora, acadêmica do curso de Engenharia Civil, Dienifer Lausing Zandoná. 

O apoio consiste em um modelo de aula para, a partir de necessidades específicas em algumas disciplinas, auxiliar os acadêmicos em suas dificuldades de aprendizagem, para que obtenham êxito na graduação. Esse modelo permite que o saber circule e que a pergunta aconteça, mobilizando a curiosidade e a busca do saber para que se gere conhecimento. “O projeto ocorre há quase 10 anos, atendendo a alunos que tenham dificuldade de entender a disciplina. Os encontros acontecem uma vez por semana, com duração de 1h30mim, quando eles fazem essa troca de experiências para que possam compreender mais as disciplinas, tendo um êxito melhor no semestre”, esclareceu a psicopedagoga do Saes, Marlise Belin.  

O Saes promoveu quatro oficinas ao longo do semestre, com 115 alunos participando das oficinas de Liderança; Pensando meu projeto de pesquisa; Meditação e Escrita sem segredo.

Confira alguns dados do semestre do Projeto Aluno Apoiador:
Alunos apoiadores: 46 bolsistas e 78 voluntários. Total = 124
Alunos apoiados: 593
Cursos apoiados: 33
Disciplinas apoiadas: 102
Curso com maior demanda: Engenharia Civil (19,4%)
Disciplina com maior demanda: Fundamentos de Química Geral (Agronomia – 10,6%)