Geral

Parceria vai ampliar o atendimento em saúde para a população de Lagoa Vermelha

19/12/2019

14:22

Por: Caroline Simor

Fotos: Caroline Simor

UPF, Prefeitura de Lagoa Vermelha e HSVP formalizaram convênio para atendimento da comunidade do município junto ao Ambulatório de Especialidades

Presente direta e indiretamente em mais de 150 municípios da região do Planalto Médio, a Universidade de Passo Fundo (UPF) busca, por meio de projetos e das ações dos cursos oferecidos, oportunizar a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com esse foco, na manhã desta quinta-feira (19), a Instituição, juntamente com a mantenedora, Fundação UPF, e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), firmou mais uma parceria, agora com o município de Lagoa Vermelha. O convênio prevê o atendimento da população de Lagoa Vermelha junto ao Ambulatório de Especialidades que está localizado no HVSP. 

O ato contou com a presença da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva; do presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Luiz Fernando Pereira Neto, do diretor do Campus Lagoa Vermelha, professor Me. Adriano Lourensi; do diretor da Faculdade de Medicina, professor Dr. Paulo Reichert; além de membros das comissões e assessores da Reitoria. Também participaram o superintendente do HSVP, Hilário De David; o diretor técnico médico, Adroaldo Mallmann; e o prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo José Bonotto.

Para a reitora, o momento é bastante significativo, uma vez que a UPF mantém parcerias com o Hospital há muitos anos, bem como com o município de Lagoa Vermelha. Em sua fala, a professora Bernadete destacou a importância do investimento em saúde e também na formação de profissionais qualificados, capazes de atuar nas mais diversas realidades. “É com muita satisfação que assinamos mais essa parceria hoje. Um projeto feito a muitas mãos e que vai colaborar para que o município tenha mais condições de atender a seus moradores. Expandir as ações da Faculdade de Medicina é importante e nos insere ainda mais no cotidiano das pessoas que fazem parte da vida da UPF”, destacou.

O prefeito Gustavo Bonotto ressaltou a importância da parceria. “Nossa relação com a UPF é antiga e baseada em parcerias nas mais diversas áreas. Esse convênio, juntamente com o Hospital São Vicente, fará com que o município continue prosperando e crescendo, e auxiliará na qualificação dos médicos que serão formados pela UPF. Essa troca trará benefícios para todos”, pontuou.

O convênio
O convênio prevê que o HSVP será responsável pela estrutura física do Ambulatório de Especialidades, garantindo o atendimento em consultas e exames em diversas especialidades médicas como cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia e vascular, além de análises clínicas e exames de imagem. A Fundação Universidade de Passo Fundo, por meio da UPF, fica comprometida em disponibilizar os recursos humanos necessários ao funcionamento do Ambulatório, definindo, com isso, a capacidade de atendimento e o funcionamento administrativo.