Vestibular

Infraestrutura de clínicas e laboratórios compõe os diferenciais da maior instituição de ensino do norte do RS

09/01/2018

11:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A marca de 50 anos de história revela a tradição no ensino superior, ao passo que o reconhecimento como a maior instituição de ensino do norte do Rio Grande do Sul também reflete a grandeza da Universidade de Passo Fundo (UPF), que conta com uma estrutura moderna e qualificada. Em seus mais de 400 hectares de área total, a UPF oferece um ambiente de socialização e conhecimento, proporcionando formação profissional e ética nas mais diversas áreas.

Ao mesmo tempo em que acumula experiência, a Instituição inova constantemente, tornando-se protagonista em inovação tecnológica. A UPF conta com 150 clínicas e 300 laboratórios, 22 anfiteatros e auditórios, 176 salas de ensino prático-experimental, museus, centro de idiomas, ginásio poliesportivo e ampla área verde. A Rede de Bibliotecas, outro importante diferencial, coloca à disposição da comunidade acadêmica mais de 322 mil exemplares de livros disponíveis em 121 mil títulos.

A vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, avalia que um dos aspectos que distingue um profissional formado em uma universidade como a UPF é essa vivência possibilitada pelos trabalhos nas clínicas e nos laboratórios. “Temos um portfólio de 61 cursos de graduação em andamento e também temos estrutura qualificada para atender à formação dos acadêmicos em nossos cursos. São 300 laboratórios de ponta, sendo atualizados e modernizados constantemente, e mais de 150 clínicas, um compromisso com a qualificação que o nosso aluno merece no que diz respeito aos espaços de aprendizagem”, ressalta ela.

A grandeza da Instituição é reflexo da sua área de atuação, que compreende mais de 150 municípios abrangidos na região Norte do Rio Grande do Sul. Para o vice-reitor Administrativo, professor Agenor Dias de Meira Junior, a UPF oportuniza ensino teórico e prático, sempre investindo em laboratórios, equipamentos e clínicas adequadas para garantir a qualificada formação aos acadêmicos. “Há uma preocupação permanente da Instituição em qualificar esses ambientes de ensino e aprendizagem. Nosso diferencial é investir e qualificar esses espaços. Em algumas áreas, não há como pensar em ensinar e assegurar a melhor formação sem equipamentos e laboratórios que proporcionem a prática”, destaca o vice-reitor.

Atualmente, a UPF conta com mais de 900 professores, cerca de 1.250 funcionários e mais de 18 mil alunos nos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, ensino médio, cursos técnicos, cursos de idiomas e atividades de extensão. A Instituição mantém 61 cursos de graduação em andamento e oferta a possibilidade de educação continuada por meio dos mais de 57 cursos de especialização em andamento, 15 mestrados, seis doutorados e nove estágios pós-doutorais. 

Vestibular Complementar
Para quem quer fazer parte desse universo, a UPF inscreve para uma nova edição do processo seletivo para ingresso em diferentes cursos de graduação, por meio do Vestibular Complementar de Verão 2018. A inscrição deve ser feita via internet, pelo site http://vestibular.upf.br. Estão disponíveis vagas em cursos no Campus Passo Fundo e nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro, mediante o pagamento, na rede bancária, da taxa de R$ 35,00, com exceção dos cursos de licenciatura, para os quais há gratuidade na inscrição. Os candidatos poderão utilizar as estruturas da Central de Atendimento ao Aluno da UPF e das secretarias dos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade para a realização do procedimento de inscrição. 

A seleção dos candidatos se dará por meio de prova única de redação, a ser realizada no campus de funcionamento do curso para o qual o aluno se inscreveu, ou por meio da utilização da nota obtida na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). No ato da inscrição, o candidato deverá indicar sua opção quanto à forma de seleção. Caso opte pela redação, o candidato realizará sua prova no dia 20 de fevereiro, às 19h. 

O Manual do Candidato e demais orientações sobre o processo seletivo podem ser consultados no site http://vestibular.upf.br