Ensino

Gepalfa marca o Dia Internacional da Alfabetização com mostra de trabalhos e pesquisas

21/09/2018

15:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Grupo Estudos e Pesquisas em Alfabetização (Gepalfa), coordenado pela professora Dra. Adriana Dickel, promoveu, entre os dias 14 e 19 de setembro, na Faculdade de Educação (Faed) e nos Campi de Carazinho, Soledade e Lagoa Vermelha da Universidade de Passo Fundo (UPF), atividades para marcar a passagem do Dia Internacional da Alfabetização. A data, celebrada no dia 8 de setembro, foi instituída pela ONU e pela Unesco em 1967, para lembrar a todos os países o compromisso com um dos direitos fundamentais da pessoa, o direito ao domínio da leitura e da escrita. 

As atividades ocorreram em dois momentos. O primeiro promoveu uma ambientação dos espaços das unidades com materiais relativos ao tema, a fim de oportunizar a apreciação e a interação com diferentes linguagens. No segundo momento, foram expostos estudos desenvolvidos por pesquisadoras do Gepalfa, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu): "Pesquisa com crianças: entre o gênero oral e gênero escrito", de autoria de Maiara Foli Severo e Franciele Sartori; “Pacto nacional de alfabetização na idade certa (PNAIC)”, de Vanessa Dal Pizzol; e “O PNAIC e a avaliação da aprendizagem”, de Gilcéia Damasceno. 

O evento foi organizado por integrantes do Gepalfa, sob a coordenação da professora Me. Silvia Maria Scartazzini e com a colaboração de estudantes do curso de Pedagogia, de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e das coordenações adjuntas do curso de Pedagogia. 

A interação dos acadêmicos com os espaços temáticos e os estudos propostos foi intensa: “Isso inspira a gente”, "como vocês estudam!”; "chegar lá é possível!", “Prô, tinha de ser sempre assim…”. Conforme a organização do evento, são essas algumas das manifestações que acenam para a necessidade de aprofundar as interações entre a pesquisa e o ensino de graduação no espaço universitário.