Ensino

Da UPF para o mundo

07/12/2018

18:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo embarcam para novas experiências em intercâmbio acadêmico

Rumo a uma nova experiência que marcará para sempre suas vidas profissionais. Os 28 estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF) selecionados para participar de intercâmbio acadêmico no primeiro semestre de 2019, foram recepcionados pelo vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda. O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira, 7 de dezembro, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Campus I. 

O grupo, que se prepara para uma temporada no exterior, possui entre os destinos programados a Itália (11), Portugal (9), Polônia (1), Espanha (6) e México (1). Os intercâmbios foram articulados por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico UPF (Piac) e pelo Programa de Estágios. 

O vice-reitor destacou que a UPF vem ampliando as possibilidades de intercâmbio, pois acredita na internacionalização como forma de potencializar a qualidade da Instituição. “Os estudantes têm aceitado o compromisso de ter uma experiência lá fora e para nós, enquanto UPF, é extremamente fundamental. O fato de eles estarem lá representando a UPF, representando os nossos cursos de excelência e mostrando a Universidade para o mundo é fundamental”, pontuou. 

Segundo Casagranda, a UPF tem o objetivo de ampliar as ações em torno da internacionalização. “Pensamos, por exemplo, em ampliar nossa inserção no mundo, trabalhando forte na oferta de curso com dupla titulação, possibilitando aos nossos estudantes a possibilidade de serem titulados pela UPF e por universidades do exterior".

 

A expectativa de conhecer novas culturas 
Foram selecionados para participar do intercâmbio, acadêmicos dos cursos de Design Moda, Engenharia Elétrica, Medicina Veterinária, Medicina, História, Arquitetura e Urbanismo e Direito. 

A acadêmica Aline Durante, do curso de Medicina Veterinária, estudará no próximo semestre na Università degli Studi di Padova, na Itália.  “Tenho bastante expectativa de interagir com as pessoas, vai ser diferenter, vou ter que me arrumar sozinha, arrumar alojamento, estudar e conhecer outra cultura”, disse.

A acadêmica de História, Luiza Tedesco Castamann está ansiosa para a nova experiência, contando que o embarque no início do ano para a  Universidade Marie-Curie Sklodowska, na Polônia, é a realização de um sonho. “Espero aprender muito a cultura deles, escolhi a Polônia por ser um país diferente e meu sonho sempre foi viajar para Europa. Quis ir para a Polônia por ser um diferencial”, relata. 

Participando pela primeira vez de um intercâmbio, o acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Bruno Maron Lewe, conta feliz que fará intercambio na Universidade de Évora em Portugal. “É a minha primeira vez no exterior, sempre tive vontade, pesquisei sobre o programa da UPF, primeiramente teria optado pelo EUA, mas devido a língua optei por Portugal. Espero conhecer muitas pessoas e aprender muito”, disse. 

A mãe do acadêmico, Josiane Maron Lewe, emocionada contou da alegria de ver o filho participando de uma experiência assim. “ É muito orgulho de ter um filho que vai para lá, que vai se aperfeiçoar, tendo boas aprendizagens”, disse.

Preparação para uma nova etapa 
Segundo a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), professora Dra. Luciane Sturm, o setor desenvolve um trabalho amplo, atuando não somente na mobilidade de estudantes. “O primeiro objetivo é trabalhar para a internacionalização da universidade. Existe um plano estratégico para internacionalização que foi escrito em 2017, e que possui várias metas e estamos estudando isso junto as vice-reitorias para ver como vamos desenvolver”, disse Luciane destacando que o plano contempla a oferta de disciplinas em língua inglesa tanto na graduação, quanto na pós-graduação. “Essa é uma ação importante para que possamos receber mais alunos estrangeiros, então a internacionalização é também poder receber, fazendo com que a nossa universidade se torne cada vez mais um espaço cosmopolita, onde diversas culturas transitem e interajam, sendo que essa proposta vai além dos muros da universidade, beneficiando toda a cidade”, observou. 

Ao longo do encontro foram explanadas orientações sobre viagens, recursos e cuidados que os estudantes devem ter ao embarcar para fora do país.