Ingresso

Curso híbrido de Agronegócio: formação completa que permite diversas possibilidades de atuação

26/04/2022

09:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Inserido em uma das áreas que mais movimenta a economia do país, o curso de Agronegócio da UPF está com inscrições abertas até 29 de abril

Formado por diversas cadeias produtivas, o Agronegócio ocupa um papel fundamental entre os setores econômicos do país. Em constante expansão, o setor tem assumido, nos últimos anos, uma posição de destaque no Brasil e, especialmente, no Rio Grande do Sul, o que provoca um aumento na demanda de serviço e reforça a importância dos profissionais formados na área.

Em constante expansão, o setor tem assumido posições de destaque no país
e no RS, o que reforça a necessidade de profissionais formados na área

Dados apontam que, em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, cresceu 8,36%. Diante do bom desempenho, o setor alcançou participação de 27,4% no PIB brasileiro, a maior desde 2004, quando foi de 27,53%.

Para a coordenadora do curso híbrido de Agronegócio da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Ana Claudia Padilha, os números mostram a relevância do setor para a economia e a constante necessidade de profissionais preparados para atuar na área. “O curso de bacharelado em Agronegócio híbrido é uma inovação em termos de formação de pessoas para atuar no setor. Ele é formatado em módulos temáticos que abordam áreas como gestão do agronegócio, agricultura digital, controles e patrimônio, estratégia e marketing, produção vegetal e animal, além de logística e distribuição, desenvolvimento rural, direito no agronegócio, agroindustrialização, tendências na área, entre outros”, afirma a professora.

Quais as vantagens de atuar na área do Agronegócio?

Segundo dados do Painel do Agronegócio do Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado (DEE/SPGG), no primeiro semestre do ano passado foram criados mais de 20 mil postos de trabalho com carteira assinada no agronegócio gaúcho, um total de 22% dos empregos formais gerados no Estado. A mesorregião Noroeste, em que Passo Fundo está inserido, é a que concentra a maior parte dos empregos do setor, totalizando 29,3%.

Atenta à essa realidade, a UPF está em constante atualização para preparar os profissionais para atuarem nessa área, que abrange diversas opções de atuação no mercado de trabalho. Uma das recentes novidades é a oferta do curso de Agronegócio, oferecido na modalidade de ensino híbrido.

“O profissional formado em Agronegócio pode atuar em cooperativas e associações, empresas agropecuárias, empresas de comercialização de insumos e produtos agropecuários, empresas de distribuição de produtos do agronegócio, empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, organizações não-governamentais, órgãos públicos e instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente”, explica a coordenadora Ana Claudia.

Como funciona o curso híbrido da UPF?

Como um dos grandes diferenciais, a modalidade dá a possibilidade de o estudante poder acompanhar as aulas de qualquer lugar e em qualquer momento, além de exercitar a criatividade e estudar sob a orientação do professor responsável pela disciplina e da equipe multidisciplinar da UPF Online. O curso mescla a experiência de ter aulas ao vivo pela plataforma de transmissão, aulas presenciais e atividades que podem ser desenvolvidas à distância.

A graduação possui oito semestres de duração e, em cada um deles, serão desenvolvidos dois módulos. “Destacamos, nesse processo, o conhecimento interdisciplinar que integra a participação de diferentes cursos, tais como o da Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Direito, Agronomia, Medicina Veterinária, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão do Agronegócio, cursos reconhecidos pela formação de profissionais que geram e difundem conhecimento por meio de pesquisas científicas no campo complexo do agronegócio”, pontua a professora. Como diferenciais do curso, ela destaca a interação com profissionais da área, inserção na pesquisa e extensão, possibilidades de desenvolver MBA´s em Agronegócio e Mestrado em Administração, possibilidade de cursar disciplinas em outros cursos e reconhecimento do diploma no mercado de trabalho.

Como parte da formação, o estudante fará o Projeto de Prática no Agronegócio (PPA), onde irá desenvolver atividades práticas no campo de atuação profissional, embasadas em referencial teórico do módulo. As ações são voltadas à identificação de demandas e proposição de alternativas aplicáveis, com apresentação dos resultados no formato de Relatório Técnico. Soma-se a isso a possibilidade de acesso à maior rede de bibliotecas da região norte do RS, visitas técnicas, além de intercâmbio acadêmico em universidades estrangeiras que ofertam cursos de Agronegócio, convênios de estágios com empresas e instituições locais.

Ficou interessado?

A UPF está com inscrições abertas para o curso híbrido em Agronegócio até 29 de abril, nos campi de Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Interessados podem se inscrever AQUI. As aulas devem iniciar em 2 de maio. Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos no site dos Cursos Híbridos UPF.