Extensão

Curricularização marca atividades do curso de Pedagogia

07/12/2018

14:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Buscando alternativas para a curricularização da extensão com o Programa Comunidades Sustentáveis, acadêmicas do IV nível do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) desenvolveram projetos de pesquisa e extensão no componente curricular Fundamentos Metodológicos para o Ensino das Ciências Naturais II. As atividades ocorreram no Campus I e nos campi de Carazinho e Lagoa Vermelha da Instituição, sendo que, na UPF Carazinho, o estudante Elizandro Baccin, e, no campus Passo Fundo, a acadêmica Ane Luisa Scapini, ambos bolsistas Paidex do programa, contribuíram no planejamento das ações desenvolvidas.
 
A proposta visou ampliar as atividades nos projetos que integram o programa para os demais estudantes que, por motivos de trabalho, não conseguem participar dos editais para bolsas ou voluntariado na extensão. Inicialmente, em grupos, as acadêmicas escolheram uma temática que atendesse às diretrizes da ementa do componente curricular Fundamentos Metodológicos para o Ensino das Ciências Naturais, bem como aos objetivos gerais do Programa de Extensão denominado Comunidade Sustentáveis, vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologias (CCTAM) da UPF. A partir da escolha do tema, foi desenvolvido um projeto, que inicialmente contou com a revisão da literatura e o levantamento de dados para verificação da possibilidade e aceitação da proposta a ser colocada em prática. Na sequência, no mês de novembro, foram realizadas as ações na unidade e nos campi e apresentadas em formato de artigo, defendido no final do semestre, finalizando o processo avaliativo.

Os temas envolveram a organização de espaços alternativos para os estudantes, jardins internos e externos, canteiro de plantas medicinais e temperos, horta, pomar, destino correto dos resíduos, instalação de composteiras e lixeiras para erva-mate, produção de materiais didáticos para as brinquedotecas, entre outros. Segundo as acadêmicas, a atividade potencializou o diálogo com a gestão do campus e da unidade, bem como ampliou a integração entre elas com os outros níveis da Pedagogia e com os demais cursos. Além disso, elas concluíram que as ações possibilitaram outros olhares sobre a docência e gestão, ampliando a visão sobre atividades que poderão ser desenvolvidas tanto nas instituições de ensino quanto nos espaços não escolares.