Universidade

Comunicado retorno às aulas presenciais

15/09/2021

17:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

A Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF) informa à comunidade acadêmica que, em reunião do Conselho Universitário realizada nesta semana, deliberou-se pelo retorno presencial às atividades acadêmicas, a partir de 04 de outubro, para todos os cursos de graduação vinculados aos campi I e II, em Passo Fundo.

O processo gradual de volta à presencialidade na UPF, regrado pelo modelo híbrido, priorizou, inicialmente, o retorno das atividades práticas em todos os cursos; depois, possibilitou a retomada das disciplinas teóricas para a área da Saúde e, como próximo passo, frente ao início do segundo bimestre de 2021/2, alcança os demais cursos de graduação, nos campi I e II, em Passo Fundo.

Tal movimento vem sendo cuidadosamente construído em diálogo com os estudantes, a partir de encontros com o DCE e representantes estudantis, de reuniões com direções e coordenações, da escuta das diferentes demandas. Busca-se, coletivamente, construir alternativas e consensos frente aos fatores implicados neste momento, compreendido como uma nova transição, após a vivência de um longo período em ensino remoto emergencial. Ressaltamos, contudo, que o ensino presencial caracteriza nossa Instituição e qualifica o percurso formativo dos nossos estudantes.

Em breve, uma Instrução Normativa será publicada, de modo a orientar os procedimentos, bem como as situações de exceção ou de flexibilização aos estudantes que optarem por não retornar à presencialidade. Ratifica-se, ainda, a solicitação da comunidade acadêmica acerca da necessidade de se prever um tempo de adaptação, importante a todos, para a organização e ajustes naturais à retomada.

Ao projetar a convivência física e as trocas pedagógicas nos espaços de estudo do campus, observando-se os protocolos de saúde para a Covid-19 e os cuidados necessários a sua prevenção, a UPF renova o desejo de bem receber seus professores, estudantes e funcionários, em favor da educação e da vivência de experiências ainda mais significativas na construção do conhecimento.