Geral

AgrareTech: a inovação no mundo agro

01/10/2021

17:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Tempo é dinheiro. Fazer a gestão do tempo e da propriedade são fatores fundamentais para o sucesso, contudo, isso não é tão fácil. É preciso empenho, disponibilidade para mudanças e investimento em tecnologia. Com o objetivo de discutir sobre a inovação do agronegócio que ocorreu na noite de quinta-feira, dia 30 de setembro, a primeira edição do AgrareTech: o maior evento do agronegócio moderno. 

O evento foi promovido por uma empresa incubada no Parque Cientifico e Tecnológico – UPF Parque, Agrare Tecnologia e Gestão do Campo. O encontro presencial ocorreu no Centro de Eventos da UPF, Campus I, cumprindo as normas de segurança da pandemia da Covid-19. 

O CEO da empresa Agrare, Alex Becker, falou a respeito da Gestão na Prática. “Esse evento é uma iniciativa da Agrare Tecnologia e Gestão do Campo. Somos um start up incubada no UPF Parque que tem uma plataforma de gestão para a propriedade rural, para a gestão do produtor. Uma das nossas missões é estar levando conhecimento ao produtor, não só tecnologia, mas reeducando quanto ao assunto de gestão e tudo que circula nesse meio”, afirma.

Para a gestora do UPF Parque, Dra. Teofanes Foresti Girardi, ações como essa ajudam a fomentar o empreendedorismo e networking. “Para nós é uma satisfação ter uma incubada e outras empresas reunidas, fomentando muito a questão do empreendedorismo e da inovação, o agro, é uma vocação nossa região, então evento esses contribuem para inovação, seja de grandes, pequenas e medias empresas”, disse. 

 

A inovação no campo foi discutida durante evento

Cerca de 80% dos proprietários rurais não realizam gestão correta

O engenheiro civil e agricultor Felipe Cherini, da cidade de Mormaço, participou do encontro, buscando mais conhecimento para a gestão da sua propriedade que atua com a produção de trigo, milho, soja e pecuária. “Estamos em uma transição de aumentar área. Estava pesquisando aplicativos e nesse meio tempo surgiu a oportunidade para conhecer, para ver se é o que estou procurando ou se vou seguir nas antigas planilhas. A gestão é tempo, a gente sabe fazer, então tempo é dinheiro. Procuramos otimizar para que ajudem a gente a otimizar para ter tempo”, comenta.

Conforme Becker, hoje há muita tecnologia no agro, mas a grande maioria dos produtores ainda não utiliza. “Conforme o último senso do IBGE, 80% dos proprietários rurais não realizam uma gestão correta, isso é um número muito expressivo, tem uma dor muito grande, muitas vezes por falta de conhecimento onde o agricultor vem a décadas trabalhando do mesmo jeito e não vê isso e acaba pecando, aumentando seu tempo de trabalho, tendo perdas para conseguir retomar. O negócio rural é uma empresa e como qualquer empresa tem que ser gerida usando a tecnologia e tudo o que tem no mercado atualmente”, disse. 

Na AgrareTech foram abordados assuntos relacionados a Gestão do Agronegócio com a palestrante Pâmela Fiuza, da Contab Agro; e Oportunidades e Novos Mercados, com o gerente comercial da Cargill no RS, Hevertom Gugelmin. 

A AgrareTech contou com o patrocínio de Stara, Sicredi, AP Cereais e com os parceiros UPF Parque, Cotrijal, Cargill, Contab Agro e Pampa Tec.