Extensão

UPF apresenta obra que sistematiza ações de programas e projetos de extensão

07/12/2022

14:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Livro foi lançado durante o IX Seminário Integrador, realizado nessa terça-feira, 6 de dezembro

Um momento de partilha e reflexão sobre as práticas extensionistas. O IX Seminário Integrador reuniu, nessa terça-feira, 7 de dezembro, professores e acadêmicos integrantes dos projetos e programas de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) para compartilhar suas experiências dentro dos territórios e para um momento especial: o lançamento do livro “Extensão UPF: territórios, saberes e rizomas”, que apresenta o processo de redesenho da extensão na Universidade, bem como as experiências de cursos, programas e projetos e as suas formas de colocar em prática e teoria as ações extensionistas. 

Presente na atividade, o pró-reitor Acadêmico, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, destacou o encontro como um momento de socialização importante e de integração, em que pese a mudança realizada nos programas e projetos, que iniciou ainda em 2018, a partir a reforma curricular. “Vocês fizeram um movimento importante, em que todo mundo contribuiu da sua forma, do jeito, para que a gente continuasse fazendo extensão. Acho que essa é a grande diferença da Universidade de Passo Fundo”, disse. Para o professor, a extensão tem um elemento fundamental, que é colocar os professores e estudantes dentro da comunidade. “Há uma necessidade de mostrarmos como nossas ações impactam a comunidade e como ela é um fator determinante na formação dos nossos estudantes, nas mais diferentes áreas representadas aqui. Que esse seja um momento de avaliação, sim, mas também de planejamento. É momento de olharmos para 2023. Longa vida a extensão na Universidade de Passo Fundo”, acrescentou. 

“Esse livro é o resultado de um esforço coletivo”
Durante o encontro, foi lançado o livro “Extensão UPF: territórios, saberes e rizomas”, organizado pelos professores Dr. Rogerio da Silva, Dr. Márcio Tascheto, Dra. Adriana Bragagnolo e pelos funcionários Lísia Rodigheri Godinho e Elizandro Jozoe Baccin Correa. A obra apresenta o processo de redesenho da extensão na Universidade de Passo Fundo, ancorado na acepção dos territórios educativos e algumas das múltiplas experiências dos cursos, programas e projetos e as suas formas de colocar em prática e teoria as ações extensionistas. “Para nós, é um orgulho imenso estar lançando este livro, que é um sonho antigo de mostrar tudo o que a gente produz aqui na Universidade e na extensão como um todo. São muitas experiências e muitas produções realizadas através das ações vinculadas aos programas e projetos de extensão”, iniciou o professor Márcio Tascheto. 

De acordo com ele, a obra condensa muito do que foi realizado nos últimos anos, de um trabalho que se expandiu e que reúne muito da inteligência coletiva da Universidade.  “Aqui tem uma construção feita por muitos e muitas, por muitas dimensões da universidade. E é claro que não estão aqui todos os projetos, é claro que não estão aqui todas as experiências, toda a diversidade e a riqueza que a gente tem na extensão da UPF, mas aqui tem um pouco de muito daquilo que a gente conseguiu produzir ao longo desses anos. Então, esse livro é o resultado de um esforço coletivo”, pontuou. 

A segunda parte do livro é feita a partir das experiências extensionistas que professores e acadêmicos viveram nos últimos anos e cada capítulo trata de um projeto ou programa. Coordenadora do projeto de extensão Balcão do Trabalhador, a professora Dra. Maira Tonial é autora do capítulo “O protagonismo do ensino, da pesquisa e da extensão no Programa Balcão do Trabalhador”, escrito junto com a acadêmica Laura Covatti dos Santos. No artigo, as autoras analisam os resultados advindos da união dos três pilares: ensino, extensão e pesquisa, dando foco para as ações e atividades executadas desde a origem do programa no ano de 2017. “A nossa ideia foi demonstrar como a extensão é fundamental numa universidade. E eu acho que nesse momento pra mim isso ficou muito claro. Nós somos ótimos naquilo que nós fazemos. Nós somos perfeitos. Claro que podemos sempre melhorar, mas o que a gente faz é fundamental, reconhecido pela comunidade, pelos alunos, e é transformador”, destacou, acrescentando que os estudantes que passam por uma experiência da extensão saem tecnicamente mais fortalecidos e humanamente mais fortificados. “Atendemos a nossa missão. Quisera que a gente pudesse trazer todos para extensão, aí, sem dúvida, a gente atenderia os nossos objetivos, mas aos poucos eu tenho certeza que a gente vai construindo essa caminhada linda”, concluiu. 

Acesse aqui o livro Extensão UPF: territórios, saberes e rizomas

Nova identidade visual
O Seminário Integrador também foi o momento em que estudantes e professores conheceram a nova identidade visual da Extensão UPF, desenvolvida pelo Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda como forma de unificar a comunicação das ações desenvolvidas por projetos e programas. Para encerrar a tarde, todos os presentes participaram de um momento de confraternização, que marcou a conclusão das atividades do ano de 2022.